202411210331

Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Dissertações

As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF.

2024

Projetos de Inclusão Socioeducacional de Surdos: Repercussão sob o Ponto de Vista dos Participantes Primários e Secundários

Autor(a): Damiana Ramos Bomfim
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Importância do Ensino de Língua Inglesa para os Alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal

Autor(a): Elisangela de Souza
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho

Uma Proposta de Material Didático de Inglês para os Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração baseada na Abordagem CLIL

Autor(a): Márcia Ferreira Moraes
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho

Evasão Escolar nos Cursos Técnicos Noturnos: Considerações da Equipe Pedagógica a partir de um Estudo de Caso em uma ETEC do Interior Paulista

Autor(a): Míriam Penna Firme Curto Damiati
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho

Clube Juvenil de Libras no Programa Ensino Integral: Protagonismo, Aprendizagem e Inclusão

Autor(a): Ricardo Kutschinsky Bastos
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho

Elaboração de Sequências Didáticas com Contos de Fadas na Alfabetização e Letramento

Autor(a): Rodrigo Fernando Manoel
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho

2023

Uma Proposta de Material Didático de Língua Inglesa para o Ensino Médio Integrado ao Técnico: Área de Informática

Autor(a): Renata Fernandes
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Expansão do Atendimento à Educação Infantil no Município de Rio Claro - SP

Autor(a): Adriana Cristina Cain Sodelli
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Dança nas Aulas de Educação Física Escolar: Subsídios para a Elaboração de uma Proposta para Superar os Fatores Impeditivos da Prática Docente

Autor(a): Carlos Alexandre Mendes
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Coordenação Pedagógica e o Cenário da Formação Docente com a Implementação do Atual Ensino Médio

Autor(a): Alessandra Porto da Silva
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Visão de Alunos, Professores e Coordenadores de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) sobre o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

Autor(a): Renata Aparecida Rodrigues Ferreira Dias
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação Escolar e Gestão por Competências nos Cursos Técnicos Profissionalizantes (Etecs): o Plano de Curso em Prática

Autor(a): Felipe de Camargo Costa
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Mapeando e Historiando os Indicadores do IDEB e da Municipalização dos Anos Iniciais na Territorialidade de São José do Rio Preto

Autor(a): Ricardo Martins
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliações do SARESP e Indicadores IDESP: Percepções dos Diretores de Escola

Autor(a): Marselha Aparecida de Paula Rodrigues
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Formação e Atuação de Agentes Educacionais na Etapa Inicial da Educação Infantil em uma Rede Municipal de Ensino no Interior de São Paulo - Estudo de Caso

Autor(a): Sandra Regina Giraldeli
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Do Ensino Presencial ao Ensino Remoto: Saberes Docentes do Ensino Técnico durante a Pandemia

Autor(a): Lidiane Cristina Pavarina
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Educação Pós-Pandemia (Covid-19): Proposta de Suporte de Tecnologias Digitais para Práticas Pedagógicas no Ensino Médio e Técnico

Autor(a): Aldy Salvino de Oliveira
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Leituras de Alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Contribuições da Biblioteca

Autor(a): Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Primeiro Contato Escola-Família sobre Necessidades Educacionais Específicas em Crianças de 0 a 3 Anos: Reflexões de Professores e Familiares

Autor(a): Najla Helena Teixeira Freitas
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Sala de Aula Invertida: Sequências Didáticas para o Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Autor(a): Débora Regina de Paula Vazzoler
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Organização de Rotina para Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Qualificando o Tempo Didático de Professoras Alfabetizadoras

Autor(a): Luciana Maria Gandini
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Sistema de Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo

Autor(a): Reginaldo Aparecido Pereira Bolin
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Aplicação da Metodologia Ativa Peer Instruction no Ensino de Matemática para Alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública

Autor(a): Rosecler Cotibia Cagol Boccardo
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Gestão Democrática e Participativa: Perfil e Desafios do Gestor Escolar no Século XXI

Autor(a): Rodrigo Leandro Barbosa Menegelli
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Metodologias Ativas: Sequências Didáticas para a Área de Marketing e Negócios

Autor(a): Daniel Lima Vialôgo
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

Mediação de Conflitos na Escola: Documentos Oficiais e o Papel do Diretor

Autor(a): Jacqueline Santana Gonçalves
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho

2022

Primeiros Socorros na Educação Básica: Levantamento Bibliográfico de Teses e Dissertações

Autor(a): Ana Paula Morguetti Camargo
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Aula Assistida no Ensino Médio Integrado e Ensino Técnico

Autor(a): Ana Lucia Braido Assalin Dontale
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Conhecimento dos Responsáveis Legais dos Estudantes sobre os Indicadores de Qualidade da Educação

Autor(a): Gustavo Pulze Paiva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Formação e Práxis do Coordenador do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC: uma Análise Histórico-Crítica

Autor(a): Ligia de Souza Pichinin
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Estratégias de Ensino na Aprendizagem da Matemática na Perspectiva de Professores do Ensino Fundamental II

Autor(a): Eder Gomes Ferreira
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Café Literário: o Desafio de Incentivar os Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico à Leitura de Cânones da Literatura - a Percepção dos Egressos

Autor(a): Haidê Augusta da Rosa
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Enfermeiras Docentes: Diálogos sobre sua Formação e Atuação Profissional no Curso Técnico em Enfermagem (ETEC)

Autor(a): Mayara Marçola Rosalen Myra
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Gestão Escolar, Inclusão e Permanência de Alunos: Estudo em uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do Interior do Estado de São Paulo

Autor(a): Divino Lozetti Risso
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Metodologia de Ensino com Base em Competências na Proposta SENAI e Percepções dos Docentes da Instituição de Matão-SP

Autor(a): Leandro Rogério Travalhoni
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Música como Recurso Didático para o Ensino da Gramática

Autor(a): José Eduardo Borges da Costa
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Aluno com Deficiência Intelectual em Sala de Aula: Interações e Reflexões de Professores e Monitores

Autor(a): Mônica Menin Martins
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Docência no Ensino Superior: Competências Necessárias para as Aulas Remotas

Autor(a): Benedita Josepetti Bassetto
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Metodologia Ativa no Ensino Remoto: Sala de Aula Invertida como Processo de Ensino e Aprendizagem

Autor(a): Rafael de Souza
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Modelo 4C/ID como Ferramenta Estrutural no Desenho de Cursos da Modalidade de Educação a Distância (EaD)

Autor(a): Nádia Cristina de Azevedo Melli
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

As Condições de Trabalho de Professoras de Creche no Brasil: uma Análise da Produção de Teses e Dissertações na Década 2010 a 2019

Autor(a): Valéria Aparecida Peterossi Martins
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Ensino Remoto e os Impactos no Planejamento e no Currículo Escolar

Autor(a): Sandra Maria Rosa
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Gestão da Permanência do Aluno no Ensino Técnico Profissionalizante

Autor(a): Gabriel Rodrigues da Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Intérprete de Libras e Professor Regente: Reflexões sobre a Prática com o Aluno Surdo

Autor(a): Maria Andrea Armenine Chaine
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Atuação do Enfermeiro Docente no Ensino Superior: Investigando Publicações sobre Práticas de Ensino

Autor(a): Amanda Breda Ferreira da Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Estratégias Didáticas de Trabalho em Período Remoto: Adaptações das Aulas Práticas nas Disciplinas de Ciências da Natureza

Autor(a): Fabiano Donizete da Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Os Desdobramentos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo nas Práticas Pedagógicas dos Professores e Gestores da Rede Paulista de Educação

Autor(a): Fábio Renato Manzoli
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Influência dos Projetos de Extensão Universitária no Processo de Aprendizagem do Aluno

Autor(a): Gabriela Della Torre e Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Relação entre os Saberes Docentes e a Prática Pedagógica com Letramento Literário no Ensino Fundamental I

Autor(a): Magda Helena Sopran Pezzonia
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Construção Coletiva de Proposta Pedagógica Inspirada nos Princípios de Reggio Emilia: Mediação dos Gestores em uma Escola Pública de Educação Infantil

Autor(a): Naiara Hernandes Carvalho
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

Formação Continuada em Serviço de Diretores de Escolas da Rede Pública de Educação de São José do Rio Preto

Autor(a): Valcir Mendonça Gomes
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho

2021

Perfil, Expectativas e Motivos de Ingresso em Curso Superior EAD: Considerações de Estudantes em um Polo no Sul de Minas Gerais

Autor(a): Adriano José Bertho
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Saber Escolar e Cultura Científica: as Disciplinas de Ciências e Química

Autor(a): André Luiz Ferrer Domenciano
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Proposta de Plataforma Colaborativa no Ensino Regular: Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos com Deficiência

Autor(a): Daiani Teodoro de Melo Ribeiro
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Percepção de Alunos e Professores sobre a Utilização de Metodologias Ativas na Educação Tecnicoprofissionalizante

Autor(a): Juliana da Silva Tavares Pereira
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Gestão Democrática Participativa e Dialógica na EJA e os Desafios do Ambiente Escolar: Contribuições para as Aprendizagens Máximas

Autor(a): Maria Gorete dos Santos Netta
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

As Implicações do Trabalho Docente na Educação Infantil e a Saúde do Professor

Autor(a): Dalila Margarete da Silva Nunes
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Metodologia de Projetos como Estratégia para Formação Profissional de Nível Médio Técnico do Senac São Paulo

Autor(a): Denise Monteiro de Camargo
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Fatores Interferentes na (des) motivação para Participação em Estágios Supervisionados no Curso de Psicologia, sob a Perspectiva de Alunos

Autor(a): Renata Parra Clemente
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Ensino Criativo: Analisando uma Proposta de Sequência Didática com Docentes do Ensino Superior

Autor(a): Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Educação Física Escolar e a Produção de Saberes na Era Digital

Autor(a): Adriano de Lavor Reis
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Construção de um Aplicativo Educativo como Ferramenta Auxiliar no Processo de Alfabetização

Autor(a): Raul Alessandro Martins Sereno
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Jovens em Privação de Liberdade e a Representatividade na Escola: Sistematização de Experiência

Autor(a): Elica Cristina Pratavieira Zanchim
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

Estudos sobre a Metodologia da Problematização na Área da Saúde e Possibilidade de aplicação no Curso Técnico de Enfermagem

Autor(a): Andrea Silvia Yoneda
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho

2020

Mentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico

Autor(a): Adriana Pagan Tonon
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Contribuição do Gestor para a Prática do Trabalho Pedagógico voltado à Formação de Valores

Autor(a): Aline Cristina Ceccato Castelo Novo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Desempenho dos Alunos de Ensino Profissionalizante que realizam Estágio Supervisionado e a Contribuição para Iniciação da Carreira Profissional

Autor(a): Alquimar Geraldo Simões
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Uma Proposta de Incentivo à Leitura dos Clássicos da Literatura com o Auxílio das Tecnologias Digitais

Autor(a): Arthur Vinícius Feitosa Furtado
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Atuação Cotidiana do Diretor de Escola na Educação Infantil

Autor(a): Fernanda Aurélia Gonçalves dos Santos Minotti
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Educação em Direitos Humanos: uma Proposta de Ensino para a Educação Infantil

Autor(a): Flávia Clara Bezerra Trevisan
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Influência das Crenças e do Livro Didático para a Aquisição da Autonomia dos Alunos na Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio

Autor(a): Francine Martins Molinari
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Justiça Restaurativa e suas Contribuições nos Conflitos Escolares

Autor(a): Isabel de Lourdes Macedo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Interdisciplinaridade: Fatores que Influenciam as Práticas Docentes em Curso Técnico em Administração

Autor(a): Keila Maria Ramazotti
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Considerações dos Docentes e Coordenador Pedagógico de uma Escola de Ensino Médio e Técnico Estadual do Interior Paulista

Autor(a): Keli Cristina Ramazotti Galante
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Saeb: Diálogos Possíveis

Autor(a): Helio Augusto Gomes de Oliveira
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Prática entre Professores: Ensino Colaborativo na Inclusão de Alunos com TEA Leve. Um Estudo de Caso

Autor(a): Adriane Rachel Ackermann Henrique
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Caracterização da Percepção dos Integrantes da Comunidade Escolar com relação à Gestão (Democrática) na Cooperativa-Escola quanto à Participação dos Alunos

Autor(a): André Salandin
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Sistema de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza (WebSAI): Subsídios para a Atuação do Diretor de Escola

Autor(a): Antonio Cesar Aielo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Perfil dos Estudantes de Pedagogia e de Pedagogas recém formadas: Considerações sobre a escolha do curso e da modalidade de Educação a Distância

Autor(a): Cristiano José Penachi Bosco
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

A música nas aulas de História: ênfase no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva crítica por meio do rap

Autor(a): Daniel Carlos Lupino
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Jovem Ingressante do Ensino Técnico Integrado ao Médio e seu Olhar sobre o Ambiente Escolar

Autor(a): Edvânia Ferreira do Nascimento Tiezi
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Uso da Tecnologia Digital na Educação: um Estudo de Caso em uma Escola Técnica Estadual de uma Cidade do Interior Paulista

Autor(a): Eliete Regina de Souza
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Motivação dos Alunos no Ingresso ao Ensino Técnico de Nível Médio: Percepção de Discentes e Equipe de Gestão Escolar

Autor(a): Émerson Aparecido Augusto
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Buscando Caminhos para a Atuação do Coordenador Pedagógico junto aos Professores Alfabetizadores

Autor(a): Fabiana Cristina da Silva
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Estrutura Organizacional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza: um Levantamento e Estudo Documental dos Departamentos, Acessos e Atribuições

Autor(a): Janete de Fátima Peracini Feliciano Silva
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Ensino Híbrido: uma Proposta Pedagógica para o Curso Técnico em Contabilidade de uma Instituição de Ensino Técnico do Estado de São Paulo

Autor(a): João Alberto Prado Martin
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Habilidades Sociais Docentes: Avaliação de um Programa de Formação na Perspectiva de Professores e Alunos

Autor(a): José Ângelo Fiorot Júnior
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

Inclusão do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 como Proposta Curricular Obrigatória no Ensino Fundamental II

Autor(a): Leandra Carina Cabeço
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Ensino da Dança na Escola Municipal de Dança de Araraquara

Autor(a): Lucia Helena Krepski
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Cenário da Formação de Professores e os Saberes Necessários para Atuação no Ensino Bilíngue Português-Inglês

Autor(a): Mayara Passos Castanharo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico Integrado ao Médio: Saberes Docentes e Competências Discentes em Foco

Autor(a): Silvia Maria Alvim Regattieri
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

A (re) Significação do Conceito de Politecnia na Construção Curricular de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFSP

Autor(a): Ubirajara Donisete Ferreira Leão
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

As Possíveis Causas de Baixa Frequência nos Cursos Modulares Noturnos de uma Escola Técnica da Região de Ribeirão Preto

Autor(a): Wallance Manoel da Cunha
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Matemática em Questão: o Uso de Recursos Tecnológicos no Processo Ensino Aprendizagem de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I

Autor(a): Rosana Castelli Simões
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Motivação de Professores da Educação Básica para continuar os Estudos: o que Dizem as Teses e Dissertações nos Anos 2000

Autor(a): Conceição Carla Rosa
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho

2019

Publicações da ANPEd (2011 a 2017) presentes no Grupo de Trabalho Educação Matemática: os Diferentes Enfoques Abordados no Ensino Fundamental II

Autor(a): Ceila Matheus Tavares
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Prática Pedagógica do Professor de Educação Física na Educação Infantil: a Afetividade em Destaque

Autor(a): Luiz Henrique Maurício
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Relações de Gênero e Sexualidade: a Atuação dos Educadores da Educação Infantil na Reprodução (ou não) das Práticas Sexistas Heteronormativas

Autor(a): Fabrício Augusto Correia da Silva
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores e a Formação de Ingressantes: Perspectivas dos Docentes de Arte

Autor(a): Igor Terezane Nardocci
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em Dois Manuais Didáticos para o Ensino Médio

Autor(a): Osvaldo Henrique Nicolielo Maia
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Educação Empreendedora: Modelo Ágil para o Desenvolvimento de Startups Inovadoras e Sustentáveis nas Faculdades de Tecnologia

Autor(a): Plínio Gabriel João
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Práticas Sociais e Políticas Públicas de Leitura: Pedalando com a Tricicloteca

Autor(a): Sérgio Augusto da Silva
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Percepção do Aluno do Ensino Médio Público sobre a (In)disciplina na Escola

Autor(a): Telma Aparecida Barbosa Venâncio
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

WebSAI: uma Visão sobre o Uso da Ferramenta de Avaliação no Processo de Gestão da Etec de Ibitinga - SP

Autor(a): Fúlvio Jorge Zaniboni
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Reforma do Ensino Médio: Mudança para Melhor? Análise da Reforma do Ensino Médio e Proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autor(a): Juliana Duarte de Oliveira
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Fatores de (des)motivação para a Aprendizagem do Inglês no Ensino Médio: o Olhar dos Alunos

Autor(a): Marcelo Aparecido Alonso Garcia
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Aluno Egresso da Etec e seu Ingresso no Ensino Superior

Autor(a): Rogério Aparecido Pereira Bolin
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Motivação para a Aprendizagem do Inglês no Terceiro Ano do Ensino Médio e sua Relação com as Práticas Pedagógicas

Autor(a): Adriana Bueno dos Santos Menegelli
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Desafios do Profissional Graduado, Iniciante na Docência no Ensino Médio Profissional, sem Formação para o Exercício do Magistério

Autor(a): Andréa Avezum Martus
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA): Indicadores e Utilização na Rede Pública Municipal de Ensino

Autor(a): Celio Luiz Cardoso
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Proposta de Intervenção de Professores Especialistas de Língua Portuguesa na Alfabetização de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II

Autor(a): Eliete Vanessa Martins Henriques
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Papel do Gestor como Articulador do Trabalho Colaborativo no Contexto de uma Escola Inclusiva - um Estudo de Caso

Autor(a): Elizete Varussa Seneda
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Organização da Gestão Educacional no Instituto Federal de São Paulo: um Estudo Documental

Autor(a): Eulália Nazaré Cardoso Machado
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Relação Professor-Aluno na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Ênfase no Processo de Ensino e Aprendizagem

Autor(a): Helena Silva de Oliveira
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Práticas Pedagógicas em Salas de Aula Inclusivas de uma Escola Particular do Interior de São Paulo - Visão dos Professores

Autor(a): Juliana Andrade Delilo da Silveira
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação na Instituição de Educação Infantil: Proposição e Reflexão de Elementos de um Portfólio Avaliativo

Autor(a): Lígia Moreira Cesar
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Videoaulas como Recurso Didático no Ensino Técnico: Desempenho e Opinião de Alunos

Autor(a): Luciano Sbragi Crecente
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Gestão Pedagógica na Educação Infantil: a Relação da Escola com as Famílias de Alunos Ingressantes

Autor(a): Rafaela Fernanda Esteves
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

Estudo sobre Negligências no Ensino da Geometria e uma Proposta de Utilização do Software GeoGebra

Autor(a): Wagner Roberto Fabretti Bossoni
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho

2018

A Indisciplina no Ensino Fundamental II - Superando uma Escola de Aparência

Autor(a): Baltazar Garcia
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Perspectivas e Análises da Performance Docente na Compreensão Fenomenológico-Existencial

Autor(a): Felipe Moraes
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

De Leitor a Produtor: Adaptação de Vidas Secas em História em Quadrinhos, sob a Óptica Discente

Autor(a): Suzana Abrunhosa
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Dificuldades para Aprender a Ler e Escrever na Perspectiva de Alunos e Professora do 3º Ano Escolar do Ensino Fundamental

Autor(a): Sandra Regina Vargas Volpatti Pradelli
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Ingressantes e Não Concluintes na Educação Profissional: Fatores e Consequências

Autor(a): Luciane Thomazini Furtado
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Investigando a Capacidade Leitora de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental: Foco no Uso de Estratégias

Autor(a): Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Formação de Professores e o Uso das TIC no Ensino Fundamental: uma Pesquisa Bibliográfica a partir das Publicações da ANPEd (2011-2015)

Autor(a): Rita Aparecida da Silva Pires Garcia
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Evasão Escolar nos Cursos Tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos

Autor(a): Solange Aparecida de Souza Monteiro
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Educação Financeira: uma Proposta Interdisciplinar de Trabalho com o Ensino Médio

Autor(a): Antônio Richard Trevisan
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Percepções de Alunos Concluintes e Professores sobre Preconceito e Discriminação no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFSP

Autor(a): Celio Marcos Colombo Molteni
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Análise de Experiência de Rodas de Conversa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais por meio da Percepção de Alunos do Ensino Fundamental I

Autor(a): Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Documentação Pedagógica como Reveladora do Currículo na Creche

Autor(a): Alexandra Cristina Delbon
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação Institucional e a Gestão Escolar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Interior de São Paulo

Autor(a): Carlos Simão Coury Corrêa
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Análise da Implantação do Portfólio como Instrumento de Avaliação do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: Estudo de Caso na Disciplina de Língua Portuguesa

Autor(a): Cesar Renato Formice
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

As Vozes dos Egressos do Ensino Técnico em Química sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

Autor(a): Cintia Bazana
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na Leitura de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II

Autor(a): Clarissa Ariadne Orrico
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Atividades Psicomotoras como Possibilidade de Prática Pedagógica na Educação Infantil para Crianças de Cinco e Seis Anos

Autor(a): Eduardo Henrique Aranda
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Qualidade da Educação Pública como um Direito: do Estabelecimento à sua Efetivação

Autor(a): Frany de Mello Franco
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Processos de Comunicação na Surdez Sob a Perspectiva de Mães, Professores e Jovens Surdos

Autor(a): Lidiane Augusta Ferrari Botteon
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Role Playing Game: Estratégia Didática no Ensino de Gestão em Saúde do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Autor(a): Liliane Blaya Martinez Biffe
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

Impacto da Utilização de Atividades Experimentais no Ensino de Eletroquímica: Estudo de Caso

Autor(a): Marcelo Dassan Carriero
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Construção de um Manual Didático: a Robótica Pedagógica como Ferramenta para a Aprendizagem de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Médio Profissionalizante

Autor(a): Mauro de Lucca
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

ENEM: Política Pública de Acesso ao Ensino Superior - uma Análise da Matriz de Referência e sua Abrangência nas Questões de Geografia entre os Anos de 2009 a 2016

Autor(a): Robson Alessandro Cruz Fernandes
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Programa de Educação Integral do Município de Araraquara e sua Relação com os Alunos de 6º a 9º Ano do Ensino Fundamental

Autor(a): Vanessa Cristina Caiano de Santana
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho

2017

Saberes e Práticas de Ensino de Leitura no Ensino Médio: Implicações para a Aprendizagem

Autor(a): Elaine Cristina Camargo Fragnan
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Escolar: Plataformas Digitais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)

Autor(a): Márcia Helena Magati Antonioli
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Integração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no Mercado de Trabalho: Possibilidades e Limitações

Autor(a): Reginaldo Greghi Inácio
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Atuação do Professor Coordenador Pedagógico de Área do Conhecimento e seus Desdobramentos no Programa de Ensino Integral da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Autor(a): Sílvia Cristina Simões Bernardino da Silva Agostinho
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Evasão Discente no Curso Técnico em Informática nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

Autor(a): Antonio Marcos Zenerato
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Arte em Jogo

Autor(a): Carla Maria Nicola Coletti
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Leitura de Imagens como Ferramenta de Ensino nas Aulas de História

Autor(a): Deisi Aparecida Rodrigues de Carvalho
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Relação da Escola com as Famílias no Acolhimento aos Alunos que Ingressam no 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

Autor(a): Edson Rosa de Almeida
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Evasão Escolar em uma Unidade do IFSP no Curso Técnico em Informática Integrado na Visão dos Discentes Evadidos: um Estudo de Caso da Parceria IFSP e SEE-SP

Autor(a): Francisco Antonio de Almeida
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Método de Projeto: uma Contribuição para a Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental

Autor(a): Rita Valéria Rodrigues Meneguello
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Desempenho dos Alunos do 9º ano: uma Visão Social e Institucional

Autor(a): Sheyrlani Tatiany da Silva
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Voz do Professor de Educação Física: Uso, Exigência, Preparo e Interação

Autor(a): Vagner José Pedersen
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Organização e Planejamento da Rede Pública Municipal de Ensino na Oferta de Vagas para Creches

Autor(a): Andréia Gasparino Fernandes
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Organização da Rede Pública Municipal de Ensino e seus Desdobramentos na Gestão da Escola

Autor(a): Ariane Dabien Garrido Barroso
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Caso das TIC no Ensino Fundamental de Mococa: Análises e Ações Propositivas para a Rede Pública Municipal

Autor(a): Daniel Teodoro de Melo
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Evasão Escolar na Educação Profissional: um Estudo nos Cursos Técnicos em Informática no Senac Catanduva

Autor(a): Fábio Luís Fávero
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Reflexões sobre Alfabetização e Letramento: Ênfase nas Publicações da ANPEd (2010 a 2015)

Autor(a): Francielle Marion Mendes
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Práticas Eficazes de Gestão Profissional em Unidades de Ensino: uma Análise do Contexto Brasileiro

Autor(a): Hermes José Aun Bachiega
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Proposta Pedagógica do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: Foco na Disciplina de Física

Autor(a): Luiz Augusto Vendramini
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Identificando Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Dois Alunos do Ensino Fundamental I

Autor(a): Maria José Batista Castanheiro
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Produção Textual Argumentativa no Terceiro Ano do Ensino Médio

Autor(a): Mariana Vieira Ribeiro Fredi
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Investigando Práticas de Leitura de Estudantes de Pedagogia

Autor(a): Mariângela Dal Bianco Garcia
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Integrada de Dados para Orientação de Professores

Autor(a): Marilda Cicone Franco dos Santos
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Experiência da Leitura dos Clássicos: Impressões de Professores e Alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II

Autor(a): Patrícia Gomes Barca Ferrari
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um Estudo Bibliográfico a partir de Publicações da ANPEd (2004 a 2015)

Autor(a): Sand Mayara Giacomelli de Melo
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho

2016

O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Regular na Rede Pública: da Regulamentação Externa à Regulação Interna

Autor(a): Antonio Felicio Filho
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação Institucional: um Novo Olhar no Avaliar, Múltiplos Instrumentos, Diferentes Momentos e Diferentes Agentes

Autor(a): Antonio Pinto do Nascimento Neto
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Toda Mafalda: Contribuições para o Ensino da Filosofia

Autor(a): César Wiliam Furqui Massoco
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Eletrônico de Auxílio a Alfabetização: uma Proposta a partir dos Métodos Fônico e das Boquinhas

Autor(a): Mauro Donizeti Verga
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Impacto da Expansão Provocada pelo Programa Reuni na Estrutura Organizacional da Universidade Federal de São Carlos

Autor(a): Patrícia do Espírito Santo Fonseca Lourenço
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Jogos Empresariais Vivenciais e Digitais: uma Proposta Híbrida de Ensino para Dinamizar a Educação Empreendedora dos Jovens

Autor(a): Roberto Augusto dos Santos
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil entre o Currículo Prescrito e o Currículo Modelado

Autor(a): Solange Santos Ferreira dos Reis
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Prática Pedagógica e Interação Professor-Aluno na Educação Infantil: Percepção de Professores

Autor(a): Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Participação Democrática na Gestão de uma Instituição Federal de Ensino Médio Tecnológico

Autor(a): Heloisa Zago Vilela
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Gestor Universitário Público: Conduta, Tomada de Decisões e Mediação de Conflitos

Autor(a): Adailton Borges de Oliveira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Atlas Escolar Municipal - Construindo Propostas Viáveis para a Sala de Aula

Autor(a): Ana Paula Sene Milanezi
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Metodologia de Projetos na Educação Profissional: Organização do Trabalho do Professor e Aprendizagem dos Alunos na Percepção de Alunos e Professores

Autor(a): Ariela Fernanda Polido
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Voz do Egresso de Pedagogia: Elementos para a Compreensão da Formação, Identidade Docente e Inserção no Mercado de Trabalho

Autor(a): Celene de Fátima Oliveira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Linguagem Musical na Educação Infantil: Reflexões e Possibilidades

Autor(a): Erica Viana
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a Criança no Foco das Investigações

Autor(a): Fabiana Fiorim Checconi
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Avaliação de Desempenho Individual: um Estudo do Uso da Ferramenta Feedback 360º

Autor(a): Joelma Maria da Silva
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

A Relação entre os Saberes e a Prática Pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa: um Estudo de Caso

Autor(a): Letícia Maria de Barros Lima Viviani
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Vozes e Olhares de Estudantes e Professores Participantes de uma Proposta Pedagógica do 2º Segmento da EJA em Manaus/AM

Autor(a): Maria Daise da Cunha Matos
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Análise da Tecnologia nos Dias Atuais e a Relação Alunos e Professores Diante Desse Uso em Sala de Aula

Autor(a): Paula Cristina Straccini
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O IDESP como Elemento Central na Formação em Serviço dos Professores e Gestores Escolares da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

Autor(a): Renata Vanzo Ruiz
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Professor de Apoio à Aprendizagem e a Organização do Trabalho Escolar

Autor(a): Tiago Augusto Soares Pereira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

Adolescente em Liberdade Assistida: Análise Quanto às Dificuldades de (Re)Inserção na Rede Regular de Ensino Público em um Município do Interior Paulista

Autor(a): Valquiria Nicola Bandeira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho

2015

Perspectiva dos Alunos sobre a Prática Docente na Habilitação Profissional de Técnico em Administração: Analisar para Fazer Avançar

Autor(a): Elvio Carlos da Costa
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Brincar nas Formações Continuadas em Serviço Oferecidas aos Professores da Pré-Escola

Autor(a): Fernando Diana
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

Como e Onde o SARESP Transforma as Práticas Pedagógicas dos Professores da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

Autor(a): Jefferson Luis Brentini da Silva
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

O Olhar Feminino sobre o Futebol: das Questões de Gênero à Reestruturação do Habitus no Interior da Escola

Autor(a): Marina Toscano Aggio
Ano: 2015
Veja o resumo
Veja o trabalho

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/producao-intelectual/dissertacoes/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI