[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da UNIARA para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - UNIARA, vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da UNIARA para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A UNIARA não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa que o valha, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, COMUNICA aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus Cursos são indicados pelos Professores, pelas Coordenações e pelas Secretarias aos quais estes estejam afetos.
Se eventualmente você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - UNIARA
[ ocultar ]
Ana Cristina Alves Lima*
A pergunta do título é muito recorrente. Desde quando começamos a entender o funcionamento das coisas e do mundo, as pessoas que estão ao nosso redor começam o “ritual” de perguntas: “já está namorando”, “vai se casar”, “vai querer ter filhos” e, entre elas, a pergunta que angustia todo adolescente: “já escolheu sua profissão?”.
Na época dos nossos pais a angústia também existia, mas as possibilidades de escolhas eram outras. A influência do desejo dos nossos pais também era mais forte. Então, poderíamos escolher alguma profissão que fosse do nosso desejo ou escolher fazer o curso “recomendado” por eles. As opções também não eram muitas e os pais queriam que seus filhos fossem “doutores” - ser doutor significava ser médico ou advogado.
Com o passar do tempo algumas coisas mudaram, outras não. O que não mudou foi a angústia dos adolescentes para a escolha profissional. Muitos pais ainda influenciam impondo suas escolhas em detrimento das escolhas dos filhos. Mas o que mudou muito, e muito mesmo, foram as opções.
As profissões eram divididas em apenas três áreas: humanas, exatas e biológicas. E hoje com todas as “novas” profissões, as áreas sofreram algumas alterações para contemplar esses nossos ofícios. São as áreas Administração e Negócios, Artes e Design, Ciências Exatas e Informática, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação e Informação, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências Agrárias e Saúde que norteiam e agrupam as possibilidades de atuação dos tempos modernos.
Além dos cursos de graduação, a grande novidade dos últimos anos, são os cursos de graduação tecnológica. Não só a Uniara, mas outras universidades também têm apostado nesses cursos, que além de terem um menor custo, duram menos tempo. Na Uniara são quatro cursos de graduação tecnológica: Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos, e Logística.
A grande vantagem desses cursos, além de uma formação de qualidade, o aluno poderá entrar rapidamente no mercado de trabalho, uma vez que esses cursos são voltados à prática profissional. Esses cursos têm sido muito procurados, já que também permitem que o aluno faça uma pós-graduação em uma especialidade desejada. Outra vantagem é a quantidade de carga horária de estágios e visitas técnicas, que visam a ilustrar o “mundo” profissional, no qual os alunos logo estarão inseridos. Como professora dos cursos de Design Digital e Estética e Cosmética, posso dizer que vejo grande vantagem para os alunos que querem, além de estudar, começar a trabalhar na área.
Então, é importante que o aluno, quando for realizar a sua escolha, pense em todas as possibilidades de formação - a graduação e a graduação tecnológica. Busque identificar as diferenças entre os “tipos” de formação e escolher a que mais atende as suas necessidades.
Se você tem dúvidas sobre qual curso escolher, a Uniara oferece orientação profissional gratuitamente aos alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio. Uma ótima oportunidade de conhecer a instituição e saber mais sobre os cursos oferecidos é participando da Feira dos Cursos - FEC, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto deste ano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 55 65 88.
*Mestre em Psicologia Escolar - Professora da Uniara.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI