O Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação conta com dois grupos de pesquisa: "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" e "Organização e Gestão de Instituições Educacionais".
O grupo de pesquisa "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" engloba investigações voltadas aos vários momentos da formação e atuação profissional docente, considerando contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino diferenciados, bem como os diversos aspectos envolvidos na prática pedagógica. São estudos voltados para os percursos de vida e trabalho do professor, concepções e características de práticas pedagógicas, como também pesquisas relacionadas aos processos de socialização, de ensino e de aprendizagem nos diferentes componentes curriculares no âmbito da educação escolar. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, pautadas em aportes teóricos da área de Educação, contribua para a compreensão da formação e do trabalho docente nas relações educacionais.
Líderes:
Pesquisadores:
Mestrandos e Egressos:
O grupo de pesquisa "Organização e Gestão de Instituições Educacionais" visa contribuir para o avanço da produção acadêmica na questão das políticas públicas para a educação em suas repercussões na atuação de equipes gestoras de escolas e de outras instâncias educativas no que tange à liderança, à organização e à formação continuada em serviço, bem como à leitura e utilização de indicadores educacionais no planejamento das ações. Como está vinculado a um curso de pós-graduação profissional, é colocada ênfase entre estudos teóricos, empiria e atuação na gestão educacional, em vários âmbitos e modalidades.
Líderes:
Pesquisadores:
Mestrandos e Egressos:
É importante ressaltar que os dois grupos dialogam permanentemente entre si e que reúnem docentes-pesquisadores com vasta experiência na área da Educação, orientando o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas, legais e em empíricas e de planos de intervenção que contemplam diferentes contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino. Empenham-se, ainda, em publicações de livros e de textos em revistas especializadas, bem como na apresentação de trabalhos em eventos educacionais, buscando estabelecer parcerias entre professores, alunos e ex-alunos e estimular mestrandos e egressos na divulgação de seus trabalhos e na continuação de seus estudos. Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos. Os grupos de pesquisa são compostos principalmente por professores da Uniara e por docentes-pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrá-los.
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