O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação está enquadrado em dois grupos de pesquisa que visam ao estudo de práticas pedagógicas eficientes no processo de ensino.
O primeiro grupo, intitulado Formação docente e práticas pedagógicas, focaliza a formação e atuação do profissional da educação, com projetos de pesquisa voltados para a alfabetização, leitura e escrita; processos de ensino e de aprendizagem; avaliação da aprendizagem escolar; o trabalho com recursos didáticos, entendendo recursos de forma ampla de modo a incluir tecnologias de informação e comunicação, além de aspectos relacionados à saúde docente, tal como a utilização da voz pelo professor.
Não se pode falar em aluno e professor sem falar em escola, em sistema escolar e em política educacional. Sendo assim, o foco do segundo grupo de pesquisa, Organização e gestão de instituições educacionais, está na inserção desses agentes no processo educacional e na sociedade. A partir do estudo das políticas educacionais, o grupo explora a prática desenvolvida por gestores da área educacional, buscando investigar as repercussões, nos diferentes ambientes educativos, tanto da formação inicial dos profissionais da Educação quanto dos novos indicadores educacionais.
É importante ressaltar que os dois grupos dialogam entre si. Ambos reúnem pesquisadores com vasta experiência em pesquisa educacional, sempre com o olhar voltado para a prática e a teoria por referência. Os grupos se preocupam com o distanciamento existente entre a teoria estudada na universidade e o exercício prático dos diferentes profissionais que atuam na área educacional. Desenvolvem pesquisas voltadas a abrir possibilidades de aproximação crítica e reflexiva entre teoria e prática, de modo a explorar o potencial educativo da escola e outras instituições voltadas à educação.
Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos.
Atualmente os grupos estão compostos principalmente por professores da Uniara e por alguns professores pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrarem os grupos.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI