A Engenharia de Produção está estruturada em 10 áreas, de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO que são as seguintes:
Qualquer profissional, com curso superior, está apto a desenvolver seu trabalho de pesquisa na área de Engenharia de Produção, desde que seu tema esteja alinhado a alguma das 10 áreas apresentadas.
O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara está estruturado em 24 meses (4 semestres), podendo ser prorrogado por mais 6 meses, em caso de necessidade justificada e aprovada pelo órgão regimental competente.
O programa de Mestrado Profissional não conta com bolsas de estudo.
As aulas do curso ocorrem às sextas-feiras, das 19h00 às 22h00, e aos sábados das 08h30 às 12h00. Eventualmente, poderá ocorrer encontros aos sábados à tarde, quando as atividades didático pedagógicas exigirem.
O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara está cadastrado na CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior como presencial.
Ao final do curso, o discente será capaz de avaliar processos produtivos de forma sistêmica, em particular, na área de conhecimento em que desenvolveu sua pesquisa. O Engenheiro de Produção tem seu senso de análise desenvolvido ao longo do curso, assim como sua habilidade de buscar respostas consistentes para problemas complexos. A habilidade de tomar decisões embasadas em fontes qualificadas e estruturar suas análises com base na literatura especializada são outras características que o aluno do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pode desenvolver.
Sim. O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara, tem parcerias com diversas empresas. As parcerias com as empresas envolvem tanto benefícios na forma de descontos nas mensalidades do curso, quanto na abertura para o desenvolvimento de pesquisas científicas em conjunto.
O Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara possui características que estão alinhadas à realidade do candidato que está inserido no mercado de trabalho. O horário de funcionamento do curso permite maior flexibilidade na agenda de trabalho dos profissionais discentes da região. O curso prioriza o desenvolvimento de pesquisa científica aplicada e voltada à resolução de problemas complexos relacionados ao ambiente de trabalho do aluno, o que confere maior celeridade à pesquisa e acesso a dados, além de contribuir para elevar a motivação do discente e fortalecer seu vínculo com a organização onde trabalha. Além destes aspectos, o aluno durante o seu primeiro semestre, recebe a tutoria individualizada de professores doutores com grande experiência no processo de orientação, para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa.
O aluno regular é aquele aprovado no processo seletivo e que tem assegurada sua vaga no curso em função das condições apresentadas na seleção. O aluno especial é aquele aprovado no processo seletivo por um período de até um ano a título de experiência, e não tem sua vaga assegurada, necessitando passar novamente pelo processo seletivo. O tempo de 24 meses para integralização dos créditos do curso e conclusão da dissertação, começa a contar somente quando o aluno é regular e efetua sua matrícula.
O aluno regular do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara tem 2 opções para interrupção do curso: o trancamento, que é o caso da suspensão temporária do curso por até 6 meses, podendo retornar normalmente após esse período, e o cancelamento, que é o desligamento definitivo do aluno do Programa de Mestrado. No caso do cancelamento, o aluno perde sua vaga e caso resolva retornar, precisará passar novamente pelo processo seletivo.
A formação básica (graduação) dos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Uniara é diversa e abrange diversas áreas do conhecimento. O programa já teve alunos com graduação em diversas áreas como: Engenharia de Produção, Administração, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Design Digital, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Tecnologia da Informação, Gestão de Processos Industriais, Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Matemática, Marketing, Economia, Turismo, dentre outras.
Os temas de pesquisa dos egressos do curso são variados, e, via de regra, são muito alinhados às atividades que os alunos desenvolviam profissionalmente no momento em que ingressaram no programa. A título de exemplificação, podemos citar alguns casos:
Nossos egressos são oriundos de diversas empresas da região e do estado, a saber:
O Engenheiro de Produção tem como sua maior virtude, a capacidade para melhorar processos. Este profissional desenvolve, ao longo de sua formação, habilidades que o capacitam a compreender os processos produtivos e a identificar seus aspectos restritores, revelando, desta forma, as oportunidades de melhoria.
Os egressos de nosso curso estão inseridos no mercado e em setores variados como:
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI