[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 28/07/2025
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde - Equidade, composto por estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia da Universidade de Araraquara - Uniara, em parceria com os cursos de Farmácia, Odontologia, Ciências Sociais e Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, e preceptores da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a quarta oficina com o tema “Maternagem”.
O encontro, que faz parte do projeto “Trabalho no SUS: Exercício plural e Equânime”, foi realizado no dia 25 de julho, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, na unidade I da Uniara. O programa prevê a realização de um ciclo de nove oficinas formativas voltadas a trabalhadores da saúde do município.
“Falamos sobre a diferença de conceitos entre maternidade e maternagem, sobre as bases histórico-culturais da maternagem e como ela ainda é influenciada pela cultura do patriarcado. Falamos de temas relevantes para quem faz o cuidado em saúde, como a saúde mental materna, a humanização do cuidado na gestação, parto e puerpério e o aleitamento materno. Por meio de metodologias ativas, abordamos também o cuidado, o acolhimento em saúde e os afetos envolvidos na arte de cuidar”, afirma a professora do curso de Medicina da Uniara e uma das tutoras do PET Saúde-Equidade, Poliana Patrício Aliane.
De acordo com ela, “ainda teremos mais uma oficina abordando a temática da maternagem e suas interseccionalidades com raça, etnia, identidade de gênero, sexualidade, saúde mental e violências e pessoas com deficiência, que também será realizada na Uniara”. “O norte deste ciclo de oficinas é desenvolvermos um cuidado mais equânime para todos que buscam cuidado no Sistema Único de Saúde - SUS. Para isso, é importante que os profissionais de saúde conheçam, se sensibilizem e estejam preparados para lidar com as diferentes condições e necessidades dos usuários dos serviços”, conta.
A próxima oficina do PET Saúde será realizada no dia 29 de agosto. Os trabalhadores da saúde da Prefeitura Municipal que tiverem interesse em se inscrever, podem entrar em contato pelo Instagram - @petsaudeararaquara. Detalhes sobre os cursos da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI