202407270925

Notícias

Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara criam cartilha sobre uso consciente da água para crianças

Publicado em: 25/07/2024

 Os alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Christian Augusto da Silva, Danilo Pinheiro Machado Cardoso, Fabrício Kevin Donisete Cicone, Gabriel Rodrigues Pereira, Guilherme Lisboa Jovino, Kauany Gabrielle Borges e Linda Maria dos Santos Porto, criaram a cartilha “Heróis Aquáticos”, que aborda o uso consciente da água. O material, desenvolvido disciplinas de Gestão de Projetos, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, e Meio Ambiente, ministradas pelas docentes Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto, Solange Luiz e Viviane Xavier Ferreira, respectivamente, foi direcionado a crianças de seis a oito anos e entregue na escola SESI Araraquara.

“A ideia desse trabalho surgiu da necessidade de educar crianças sobre a importância da água, um recurso vital e finito. Percebemos a urgência de promover a conscientização ambiental desde cedo e decidimos criar uma cartilha para a escola SESI de Araraquara. A aplicação do projeto foi feita na escola e utilizamos a cartilha para ensinar conceitos fundamentais sobre a conservação da água. A experiência envolveu atividades interativas e visuais atraentes, como pop-ups, visando a engajar os alunos e incentivá-los a adotar hábitos sustentáveis. Foi uma oportunidade valiosa de promover a educação ambiental de forma prática e acessível.”, relata Silva, em nome do grupo.

Ele explica que esse tipo de trabalho “é muito importante para nossa formação profissional, porque nos ajuda a colocar em prática o que aprendemos na universidade, como a trabalhar em equipe, comunicar ideias de forma clara e adaptar conteúdos para crianças”. “Além disso, é uma maneira de contribuir para a conscientização ambiental e desenvolver um senso de responsabilidade social”, salienta.

O aluno revela que já tiveram um retorno do trabalho aplicado e ficaram empolgados com o feedback. “As crianças se mostraram bastante interessadas e participaram ativamente das atividades propostas na cartilha. Os professores também elogiaram o material, destacando como ele facilitou a compreensão das crianças sobre a importância da água e incentivou práticas de conservação. Isso nos deu a certeza de que nosso trabalho fez a diferença e motivou ainda mais nosso grupo a continuar com projetos educativos”, ressalta.

Solange menciona que “a proposta da sua disciplina de Sustentabilidade e Qualidade de Vida consiste em um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil do interior do estado, para despertar o futuro sustentável”.

“Os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental. Assim os projetos contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”, detalha a docente.

Grace Lis conta que “os alunos estão engajados em projetos de extensão para a comunidade, conforme o plano de ensino da disciplina”. “O objetivo principal é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos da gestão de projetos e sua aplicação em diversas áreas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cruciais de planejamento, execução e controle”, esclarece.
Assim, segundo ela, “os graduandos também estão aplicando as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação - MEC para a extensão universitária, promovendo assim o engajamento com a comunidade por meio dessas iniciativas”.

“A disciplina de Gestão de Projetos na Uniara abrange uma variedade de tópicos, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais para a prática eficaz de gerenciamento de projetos. A metodologia de ensino adotada inclui aulas expositivas, estudos de caso, simulações, exercícios práticos, debates e orientações individuais e em grupo para o desenvolvimento dos projetos de extensão comunitária”, explica a docente.

Viviane conta que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, completa.

Para a coordenadora do curso, Eduarda Escila Ferreira Lopes, “a experiência da extensão tem nos surpreendido com resultados significativos e com os alunos cada vez mais empenhados em participar”, finaliza.
Mais informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI