Publicado em: 25/07/2024
As alunas do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Piza, Cristiane Aparecida Lobo, Iasmin J. V. Carvalho, Nayara D. Canicoba, Raquel L. B. Mathias e Tatiane F. Amaral, elaboraram uma cartilha denominada “Vamos Brincar?” que ensina como reaproveitar materiais plásticos e transformá-los em brinquedos.
Este trabalho conforme explica a aluna Ana Carolina, representando o grupo de estudo, foi direcionada a crianças de cinco a seis anos, e a cartilha e os brinquedos foram entregues à um colégio particular em Araraquara.
O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, e Meio Ambiente, ministradas pelas docentes Solange Luiz e Viviane Xavier Ferreira.
“A ideia deste trabalho surgiu com a demanda da disciplina de Sustentabilidade onde o grupo precisava criar uma cartilha para crianças de cinco a seis anos com uma mensagem sobre sustentabilidade. O grupo queria fazer algo com plástico PET e com isso surgiu a ideia de montar brinquedos com as garrafas e com isso conseguíamos reunir a ideia da reciclagem com a criatividade e diversão” conta Ana.
A aluna explica também que o trabalho foi desenvolvido em sala de aula durante as aulas e dois brinquedos foram construídos nas casas das alunas.
Solange explica “que a proposta consiste em um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil do interior do estado, para despertar o futuro sustentável. Os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental”, detalha a docente, informando que, “dessa forma, os projetos contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”.
Viviane relata que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, conta.
Para a coordenadora do curso, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “os projetos de extensão têm enriquecido a formação teórico-técnica dos alunos, pois permitem que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas”. “Muitos projetos têm desenvolvido produtos importantes para escolas, como por exemplo manuais e apostilas que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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