202512202239

mostrar mensagem ]

COMUNICADO IMPORTANTE

Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.

Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.

Atenciosamente,

Uniara

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Docentes e egressos de Odontologia da Uniara têm artigo publicado em revista especializada internacional

Publicado em: 18/03/2022

Docentes e egressos do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, e outras duas coautoras, tiveram o artigo “Botulinum Toxin Injections as an Adjunct to Surgical Lip Repositioning For Gummy Smile Treatment” publicado na revista internacional The Journal of Craniofacial Surgery. É possível acessar o resumo e baixar gratuitamente o conteúdo todo, em inglês, pelo link https://bit.ly/3qgmuQu.

“Foi realizada, na Uniara, uma técnica em um paciente com sorriso gengival, que tem hipermobilidade muscular – o músculo relacionado com o sorriso é muito forte, hipertônico -, lábio curto e um excesso vertical da maxila. Então ele sorri mostrando muito a gengiva, mais de dez milímetros, e isso cria um padrão desarmônico”, contextualiza a professora Thallita Pereira Queiroz, primeira autora do artigo.

Ela conta que já existe, há muito tempo, uma cirurgia na qual é feito um procedimento para reposicionar o lábio superior para baixo, “só que essa técnica parou de ser utilizada por um período, pois você reposicionava o lábio para baixo, mas após algum tempo, criavam-se novas inserções musculares, o lábio subia novamente e o sorriso gengival voltava, por conta da força dos músculos envolvidos com o sorriso”.

“O uso do botox - toxina botulínica - na área de harmonização, na odontologia, relaxa e enfraquece os músculos que estão fortes. Com isso, como causa uma hipotonicidade - uma atrofia da musculatura que está em hipertrofia -, por meio dessa técnica cirúrgica mencionada, e associando o botox, não tem mais recidiva: conseguimos estabilidade de resultado do procedimento, e o paciente tem acompanhamento já há quatro anos, sem recidiva”, finaliza a docente.

Além de Queiroz, os outros coautores do artigo são Eloá Rodrigues Luvizuto, Daniela Oliveira Marques, Vinícius Bastos Porto Santos, Sâmara Cruz Tfaile Corbi e Pâmela Letícia dos Santos.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas e o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI