Notícias
Biotecnologia da Uniara promove segundo curso de capacitação para professores da rede estadual
Publicado em: 15/10/2026
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu a segunda capacitação para professores da rede estadual de ensino. A atividade, realizada no dia 9 de outubro, faz parte do projeto “Ciência na Escola”, desenvolvido pelo PPGB em parceria com a Unidade Regional de Ensino - URE de Araraquara.
A capacitação, coordenada pela docente Eliane Trovatti, contou com a participação das professoras da universidade, Miriane da Costa Gileno e Mônica Rosas Costa Iemma, que abordaram os temas “Sangue em foco: imunidade e compatibilidade” e “Aplicações dos testes de DNA”, respectivamente. Na ocasião, a URE foi representada pelas docentes Mary Carolina Delponte Grecco e Patrícia Fantini.
“Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre hematologia, imunidade, compatibilidade sanguínea e aplicações das tecnologias de análise de DNA, articulando fundamentos teóricos e atividades práticas. A iniciativa buscou ampliar também o repertório científico e pedagógico dos professores, favorecendo a atualização de conhecimentos e a incorporação de novas abordagens ao ensino de Biologia. Espera-se que os conhecimentos e as experiências compartilhados durante a capacitação sejam replicados em sala de aula, contribuindo para um ensino contextualizado, dinâmico e alinhado aos conteúdos previstos no currículo do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza”, destaca Eliane.
De acordo com ela, “a capacitação reforça, assim, a importância da formação continuada de professores e da aproximação entre o conhecimento científico e a prática docente, promovendo oportunidades para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”. “A participação dos docentes reforça a importância de iniciativas de formação continuada que promovam a atualização científica e o compartilhamento de conhecimentos, contribuindo para o fortalecimento do ensino de Biologia nas escolas públicas da região”, ressalta.
“As formações foram excelentes e conversam muito com o nosso currículo, sendo que muitos desses conteúdos temos que ensinar em sala de aula. É importante termos esse aprofundamento e contato com as novas tecnologias, porque em sala de aula precisamos trabalhar sobre isso com os nossos alunos. Assim, nos apropriamos cada vez mais daquilo que temos que ensinar”, finaliza a docente da Escola Estadual Professora Léa de Freitas Monteiro, Isabela Borghi.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Detalhes do projeto Ciência da Escola podem ser obtidos também pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Últimas notícias:
- 04/11/2026 - Medicina Veterinária da Uniara promove o Vet Day 2026;
- 04/11/2026 - PET Saúde – Clima realiza mutirão de coleta de eletroeletrônicos ;
- 04/11/2026 - Fisioterapia da Uniara promoveu seu 3º FalaCérebro ;
- 04/11/2026 - Alunas de Estética e Cosmética da Uniara participam da 4ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa;
- 04/11/2026 - Uniara e CREMESP promovem Julgamento Simulado e Encontro de Gerações;
- 03/11/2026 - Uniara e Santa Casa de Araraquara recebem representantes do MEC para avaliação de implantação do Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica;
- 03/11/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de aula passeio sobre arte de rua e educação;
- 03/11/2026 - Semana de Estética e Cosmética da Uniara tem início nesta quarta, dia 4;
- 30/10/2026 - Uniara apoia o Espetáculo Nossa História em Movimento;
- 30/10/2026 - Alunos da Uniara participam da última capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 30/10/2026 - Biomedicina da Uniara promove Semana das Ligas Acadêmicas com arrecadação de brinquedos ;
- 30/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 29/10/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara e egressa do curso participam de talk intimista ;
- 29/10/2026 - Alunos da Uniara estão no shortlist do ONGRAF 2026;
- 29/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre o caso do voo Gol 1907;
- 29/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 28/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove palestra com gestor técnico de fiscalização do COREN/SP;
- 28/10/2026 - Uniara promove o XXI Congresso de Iniciação Científica até esta sexta, dia 30;
- 28/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove III Workshop Knowledge-Intensive Entrepreneurship ;
- 28/10/2026 - Alunos de Psicologia da Uniara realizam visita técnica à exposição imersiva Brasil de Tarsila e ao Farol Santander;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




