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Curso de capacitação para educadores das escolas do campo conta com atividades na Uniara e visita a horta comunitária

Publicado em: 13/03/2020

O “Curso de capacitação para educadores das escolas do campo”, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contou com aulas, palestras e uma visita à horta comunitária do bairro Valle Verde. As atividades foram ministradas no final de fevereiro para educadores de escolas municipais dos assentamentos de Bueno de Andrada, Monte Alegre e Bela Vista.

Na abertura, a coordenadora do NUPEDOR, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, lembrou que, “nos últimos anos, temos incentivado a importância da transição agroecológica”. “Também estamos revendo nosso Programa de estudos para tentarmos realizar um processo de educação continuada. É importante um projeto de escola do campo que vá ao encontro da identidade rural, assim como passar em revista o que o município, o estado e o governo federal oferecem em termos de políticas públicas inclusivas para os assentamentos”, comentou a docente.

Ela menciona que, neste ano, a capacitação buscou rever dimensões ambientais, “muitas vezes esquecidas”. “Falamos das dimensões prejudiciais pelo uso de veneno muitas vezes disfarçado em fórmulas sofisticadas. Quisemos mostrar que existe a possibilidade de se produzir sem agrotóxicos, utilizando fertilizantes naturais ou outra forma de adubação, além de incentivar a experiência das hortas nas escolas e propor, em conjunto com a Secretaria, formas pedagógicas diferenciadas de ensinar as crianças”, explica.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, esteve presente e destacou que “a parceria com a Uniara é fundamental para que possamos, a cada ano, trabalhar diferentes temas com nossos professores, educadores e equipes de apoio de serviços”. “Participou do curso todo o núcleo de funcionamento das escolas. Em tempos tão difíceis para todos, sobretudo para o poder público para dar continuidade a processos de formação continuadas a nossos profissionais, encontrar a universidade aberta é sempre motivo de muita alegria para nós, trazendo temas importantes e que certamente irão refletir no cotidiano de nossas escolas”, declarou.

O pesquisador do NUPEDOR, Cesar Giordano, explica que a proposta “foi trazer metodologias diferentes para trabalharmos com os professores”. “Além do curso realizado na Uniara, de caráter mais teórico, promovemos uma atividade prática onde tiveram oportunidade de conhecerem uma horta comunitária em um bairro com vulnerabilidade social, onde há atividades extremamente relevantes com crianças. Assim, como são professores do ensino fundamental, com essa experiência, podem levar um pouco do conhecimento adquirido para dentro da sala de aula, com seus alunos, nos assentamentos”, destaca.

A pesquisadora do NUPEDOR, Gislaine Cristina Pavini, que coordena as atividades de educação do grupo e foi uma das organizadoras do curso, conta que as atividades acabaram realizadas não foi somente para os professores, “pois vieram também merendeiros, agentes educacionais, porteiros e outros funcionários da escola”. “Foi interessante porque, dentro do tema que tratamos, conseguimos chegar a esses colaboradores. Os merendeiros, por exemplo, começaram a repensar suas práticas - como fazem a merenda e sua importância. Além disso, após as explanações do curso, diversas discussões foram geradas”, relata.

A demanda foi muito grande, de acordo com ela. “Ficamos muito contentes porque mais de oitenta pessoas participaram. Superou nossas expectativas. Em relação à visita à horta, foi interessante por ser uma proposta diferenciada, em um primeiro momento. É comunitária, e o retorno dos educadores foi positivo, pois entenderam a proposta, de modo que tiveram que desconstruir tudo aquilo que traziam do contexto do que é uma horta, uma produção, uma plantação. Eles conseguiram rever, a partir da experiência, quais conhecimentos podem ser transmitidos aos alunos, além do plantar: como colher, o que há no alimento, o que pode ser nocivo etc”, detalha.

Gislaine afirma que diversos participantes “foram embora com a ideia de quererem fazer a horta em suas escolas”. “Agora, nossa ideia é ir junto com eles, reunir o grupo e fazer atividades que levem a criança a participar. Assim, quem cuidará das hortas serão os professores e os alunos e, para isso, vamos dar capacitação para aprenderem como montá-las, e faremos esse processo juntos. A intenção é que essa formação continuada seja mais frequente junto às escolas do campo. Estamos conversando com diretores para que isso se inicie”, finaliza.

Informações sobre o NUPEDOR da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nupedor, pelo telefone (16) 3301-7126, pelo WhatsApp (16) 99708-8423 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.

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