Publicado em: 20/09/2019
Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, pacientes do Centro Referência Ambulatório de Saúde Mental do Adulto – CRASMA contaram sobre suas vivências em uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio idealizada pelos alunos do sexto ano do curso de Medicina da Universidade de Araraquara - Uniara, Matheus Rossi Lima Perugini e Maria Cecília da Silva Valim. A atividade foi orientada pela preceptora da disciplina de Saúde Mental da graduação, a psiquiatra Fabiane Madureira.
“Foi muito interessante. As pessoas se abriram muito e fizeram algumas perguntas. Todos participaram”, relata Perugini.
Ele e Maria Cecília lembram que este é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. “Fizemos essa roda com a intenção de alertar a população sobre a importância do tema. É um sério problema de saúde pública, e a prevenção do comportamento suicida não é uma tarefa fácil: envolve uma série de atividades, em diferentes níveis, e duas delas são a qualificação das equipes de saúde e a conversa sobre o assunto. A detecção precoce e o tratamento apropriados são importantes”, ressaltam.
Para Fabiane, “é importante que os alunos estejam mais próximos da comunidade”.
A iniciativa também contou com a participação dos estudantes Henzo Kenji Katawma Ota e Vanessa Cristina Coimbra. Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI