VIII SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS

APRESENTAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

MESAS-REDONDAS

ANAIS

ORGANIZAÇÃO
Faixa
VIII SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS
TERRA, TRABALHO E LUTAS NO SÉCULO XXI: PROJETOS EM DISPUTA

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ORAIS

1 - Políticas públicas: limites, realizações e utopias
Coordenadores: Raquel Santos Sant’Ana (UNESP/Franca) e Ramonildes Alves Gomes (UFCG)

Esta sessão propõe abordar os seguintes temas: políticas públicas municipais e federais: PAA, feiras/varejões populares, alimentação escolar, infraestrutura, meio ambiente, assistência técnica e extensão rural, crédito, financiamento agrícola e programas habitacionais. Conjunturas políticas e impasses para a execução de programas públicos.


-

2 - Questão agrária: titulação e posse da terra
Coordenadores: Delma Pessanha Neves (UFF) e Edgard Malagodi (UFCG)

A sessão propõe abordar temas relacionados aos impasses da promoção e distribuição da terra, estrutura e concentração fundiária, os impactos da modernização conservadora, reforma agrária, discussões referentes à titulação dos assentamentos federais, Medida Provisória n. 759/2016, as relações de produção, disputas e demandas por terra.



-

3 - Trabalho no campo: saúde, segurança e precarização
Coordenadores: Rosemeire Aparecida Scopinho (UFSCar) e Gabriel Teixeira da Silva (ABRA)

O objetivo desta sessão é discutir as condições de trabalho no campo, a saúde e a segurança dos trabalhadores, acidentes de trabalho, intoxicação por agrotóxicos, formas de contratação dos trabalhadores no campo, trabalho temporário e permanente, direitos sociais e trabalhistas, terceirização da mão de obra, questões relacionadas com as consequências da revolução verde e os processos de êxodo rural, perfil dos trabalhadores e de trabalho, perspectivas de políticas públicas direcionadas à saúde dos trabalhadores, discutir a relação trabalho, saúde-doença e ambiente na atividade rural.

-

4 - Agricultura familiar e soberania alimentar
Coordenadores: Newton Narciso Gomes Junior (UnB) e Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo (UNICAMP)

A sessão de trabalho propõe-se a abordar os seguintes temas: a produção do autoconsumo alimentar, cultura e hábitos alimentares no meio rural, feiras e mercados camponeses, alimentação e impactos ambientais e sociais, associações, cooperativas, formas de comercialização, pluriatividade e multifuncionalidade, outras formas de complementação de renda, avanço da agroindústria familiar e artesanal, segurança alimentar no meio rural, índices de segurança alimentar e novas formas de avaliar a questão alimentar.


-

5 - Questões ambientais e ruralidades
Coordenadores: Fernando Silveira Franco (UFSCar) e Luís Octávio Ramos Filho (EMBRAPA Meio Ambiente)

Serão tratados os seguintes temas nesta sessão: conflitos e formas de acesso e uso da água, avanços e entraves nos modelos diferenciados de agricultura, conservação do meio ambiente, legislação, patrimonialidade ambiental e conhecimentos tradicionais agrícolas, questões relacionadas ao pagamento de serviços ambientais, recuperação de áreas degradadas, áreas de preservação permanente e reserva legal, representações da natureza, ação ambiental dos órgãos gestores, projetos de recuperação ambiental e gestão dos recursos hídricos.


-

6 - Agroecologia como alternativas de desenvolvimento rural
Coordenadores: Carlos Alberto Feliciano (UNESP/Presidente Prudente) e Willon Mazzala Neto (UNICAMP)

Esta sessão busca contemplar as diferentes dimensões que envolvem a agroecologia e a proposta de um desenvolvimento alternativo ao hegemônico, perpassando por temas relacionados às questões sociais, ambientais, as metodologias de avaliação e manejo de agroecossistemas, nas dimensões: produtiva, ecológica, energética, sócio-cultural e econômico-financeira, manejo e conservação dos recursos naturais por métodos agroecológicos, processamento artesanal de alimentos, conservação e produção de sementes crioulas, técnicas de beneficiamento, conservação e processamento de vegetais e produtos de origem animal, formas de organização e certificação da produção orgânica.


-

7 - Experiências de capacitação e extensão rural: metodologias e realizações
Coordenadores: Pedro Selvino Neumann (UFSM) e Antonio Lázaro Sant’Ana (UNESP/Ilha Solteira)

Esta sessão busca abordar temas relacionados à assistência técnica e extensão rural no campo, tecnologias sociais, projetos de agroecologia e desenvolvimento sustentável, experiências e sistemas de produção agroecológicos, agrobiodiversidade como princípio de manejo de sistemas, extensão universitária no meio rural, propostas de capacitação e formação de agricultores e técnicos como programa de educação continuada.


-

8 - Cultura e conhecimentos tradicionais: diversidade de povos
Coordenadores: Alzira Salete Menegat (UFGD) e Dagoberto José Fonseca (UNESP/Araraquara)

A sessão de trabalho pretende discutir as estratégias culturais e propostas direcionadas a lazer e valorização do patrimônio material e intangível; identidades do meio rural, práticas e saberes tradicionais dos diversos povos do campo e da cidade, os territórios quilombolas e indígenas, reconhecimento e emancipação territorial quilombola e demarcação de terras indígenas, questões ambientais, omissões do Estado frente às comunidades tradicionais, cultura, memória e experiências de luta das comunidades tradicionais, ocupações de territórios do agronegócio e expansão imobiliária frente às áreas de tais comunidades, mitos lendas e crenças religiosas no campo; relatos de experiências e desafios de permanência na terra.


-

9 - Gênero, juventude e família no meio rural
Coordenadores: Marilda Aparecida Menezes (UFABC) e Elis Cristina Fiamengue (UESC)

Esta sessão propõe abordar a participação e o protagonismo feminino, da juventude e da família de maneira geral em diversas esferas envolvendo: geração de trabalho e renda, atividade agrícola e não agrícola, casa e lote, ação política e movimentos sociais, papéis atribuídos e espaços conquistados. Além de discutir os temas: relação entre idades da vida, presente e futuro dos assentamentos, formas e lugares de sociabilidade, outros tipos de organização comunitária, desafios na conquista de espaços dentro e fora dos ambientes rurais. Políticas inclusivas de mulheres e jovens, dentre outras questões relacionadas ao tema.


-

10 - Educação do campo: conflitos e resistências
Coordenadores: Luís Bezerra Neto (UFSCar) e Gislaine Cristina Pavini (UNIARA)

A sessão busca contemplar os projetos de educação do campo, os programas do PRONERA, PROCAMPO, PRONACAMPO, PROJOVEM, dentre outros; discutir as novas políticas destinadas à educação no meio rural, projetos e políticas para a educação de comunidades tradicionais, assentadas, quilombolas e indígenas; materiais didáticos, propostas pedagógicas e outros.



-
Logos
--