202206290407

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

XII Fórum DTMA

Tema: Políticas Públicas, Vulnerabilidades Sociais e Desafios Ambientais

Apresentação

Marca do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio AmbienteO evento busca dar continuidade às iniciativas de fomento e fortalecimento dos estudos interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação e também às de divulgação de seus resultados, os quais têm contribuído para o desenvolvimento social, econômico, educacional, científico, cultural e ambiental. Nesse caminho, o fórum procura aumentar a disposição intelectual e política desta universidade para contribuir na construção de alternativas teóricas e práticas para os problemas vivenciados pela sociedade, inclusive, ampliando e fortalecendo o intercâmbio com outros pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

Por que devemos falar sobre políticas públicas?

O tema das políticas públicas ganha projeção e destaque porque é necessário que as áreas sociais estejam protegidas e com financiamento garantido para assegurar aos cidadãos o direito à saúde, educação, habitação, assistência social, etc. Foi a partir da Constituição de 1988 que a universalidade desses direitos se tornou um princípio norteador para a maioria das políticas sociais. No entanto, as políticas públicas voltadas aos direitos sociais e ambientais têm percorrido uma trajetória caracterizada por ganhos e perdas, com graves consequências para os mais vulneráveis.

Neste XII Fórum pretende-se abordar o tema das políticas públicas, com ênfase às políticas sociais e ambientais, destacando tais políticas como uma conquista social, um dever do Estado e um direito do cidadão e nunca como filantropia, benesse ou benevolência do governo, seja este municipal, estadual ou federal.

Objetivos
  • Promover debates acerca das questões teóricas e metodológicas relacionadas às políticas públicas e os desafios impostos pelo federalismo, pelas vulnerabilidades sociais e pelos problemas ambientais;
  • Divulgar pesquisas e experiências para a comunidade científica e para a sociedade;
  • Articular profissionais e instituições para futuras parcerias.
Público-alvo

Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada.

Realização

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - Uniara

Centro de Estudos Ambientais - CEAM/Uniara

Núcleo de Pesquisas e Documentação Rural - NUPEDOR/Uniara

Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Local e Meio Ambiente - NPDL/Uniara

Apoio

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /forumdtma/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI