/cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-historia-e-geografia/ /cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-historia-e-geografia/ 76 385 Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da História e Geografia Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Abril/2017

Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da História e Geografia

O Curso

O objetivo do curso Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da História e Geografia é aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino da História e da Geografia, a fim de formar profissionais especializados para atuar na educação básica. A intenção é fazer com que profissionais se tornem capazes de articular teoria e prática no planejamento, além da execução e avaliação de suas práticas de ensino nos diferentes níveis de atuação, a partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

O curso enfatiza a atualização do profissional docente. Configura-se, assim, como espaço privilegiado de reflexão sobre as metodologias aplicadas ao ensino da História e Geografia, numa perspectiva interdisciplinar, decorrente das tendências atuais sobre os processos de ensino e aprendizagem na organização do trabalho pedagógico.

Busca-se, ao longo deste curso, discutir as tendências e diretrizes atuais de ensino da História e Geografia, enfatizando as metodologias a serem aplicadas no trabalho com os conteúdos curriculares. Favorece-se, assim, a formação de um profissional comprometido com um ensino de qualidade na educação básica, apto a refletir e avaliar sua própria atuação.
 

Mercado de Trabalho

A especialização em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da História e Geografia se propõe a oferecer oportunidade de crescimento aos profissionais que atuam em instituições educacionais, na medida em que utiliza como subsídios um conjunto de conhecimentos cuidadosamente organizados sobre o tema, bem como atividades que permitam reflexão e análise crítica, voltadas para a prática profissional.

Público-alvo: Graduados em Licenciatura Plena em História ou Geografia, graduados em Pedagogia, ou em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de interessados na área.

Conteúdo Programático

 Módulo: Fundamentos da Organização e o Cotidiano Escolar (110h)

  • Unidade 1: Aspectos da Liderança no Processo de Gestão de Pessoas;
  • Unidade 2: Políticas Públicas e Educação no Brasil;
  • Unidade 3: Ética e Educação: a Interface Família e Escola para a Formação Moral;
  • Unidade 4: As Instituições Educacionais como Espaço de Trabalho.

Módulo: Trabalho Docente na Sala de Aula e seus Aspectos Constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens Teóricas dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 2: A Didática e o Currículo na Organização do Trabalho Docente;
  • Unidade 3: Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 4: A Diversidade na Sala de Aula: o Papel do Professor na Educação Inclusiva;
  • Unidade 5: As Pesquisas sobre Trabalho Docente e suas Contribuições;
  • Unidade 6: A Importância da Formação Continuada do Educador no Contexto Atual.

Módulo: O Ensino da História e Geografia (110h)

  • Unidade 1: Fundamentos Epistemológicos do Ensino de História e Geografia;
  • Unidade 2: Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Geografia;
  • Unidade 3: Abordagens Metodológicas do Ensino de História e Geografia;
  • Unidade 4: Ensino de Geografia e suas Linguagens;
  • Unidade 5: Ensino de História e suas Linguagens;
  • Unidade 6: Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de História e Geografia;
  • Unidade 7: Identidade e Cultura no Ensino de História e Geografia.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/04/2017.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N