/cursos/ead/pos-graduacao/o-tdah-na-sala-de-aula-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/ /cursos/ead/pos-graduacao/o-tdah-na-sala-de-aula-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/ 71 587 O TDAH na Sala de Aula: Trabalho Docente e Inclusão Escolar Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Agosto/2017

O TDAH na Sala de Aula: Trabalho Docente e Inclusão Escolar

O Curso

O curso visa a aprofundar os conhecimentos do profissional docente acerca do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que atinge crianças e adolescentes. Sendo a escola, muitas vezes, o espaço onde esse transtorno acaba sendo notado, por conta de alterações de comportamento tais como agitação, falta de interesse e mesmo agressividade, o professor deve estar apto a realizar um trabalho de motivação e adequação das suas práticas de ensino.

Apesar das diversidades de abordagens e controvérsias em relação ao tema, o curso leva em conta a necessidade de que o professor possa identificar características específicas do TDAH, bem como possa adotar atitudes e estratégias de ensino assertivas na interação e atendimento desses alunos.

Nesse sentido, o curso se apresenta como uma possibilidade de especialização para o profissional docente que deseja ampliar seus saberes sobre as conceituações e características acerca do TDAH e sobre as especificidades do trabalho pedagógico na sala de aula com esses alunos.

Mercado de Trabalho

O docente nem sempre está preparado para lidar com situações adversas no ensino. Cada vez mais, exige-se do professor dedicação e preparo para atuar numa escola que deve ser o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na Docência de Ensino na Área de Educação.

Conteúdo Programático

 Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Unidade 2: A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Unidade 3: Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Unidade 4: A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • Unidade 5: As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • Unidade 6: A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Trabalho docente e educação inclusiva (110h)

  • Unidade 1: Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Unidade 2: A escola na perspectiva inclusiva;
  • Unidade 3: As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioeducativas;
  • Unidade 4: O desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Unidade 5: Identificando as deficiências de aprendizagem;
  • Unidade 6: Conceituando problemas, dificuldades e distúrbios de aprendizagem;
  • Unidade 7: O professor em uma escola para todos: desafios da atualidade.

Módulo: TDAH na sala de aula (110h)

  • Unidade 1: TDAH: conceituações e caracterizações;
  • Unidade 2: O TDAH nas diferentes etapas do desenvolvimento;
  • Unidade 3: O diagnóstico do TDAH: implicações para o trabalho pedagógico;
  • Unidade 4: A interface família e escola no atendimento ao aluno com TDAH;
  • Unidade 5: Medicalização e escolarização;
  • Unidade 6: Estratégias de ensino no atendimento ao aluno com TDAH;
  • Unidade 7: A interação do aluno com TDAH em sala de aula;
  • Unidade 8: Avaliação da aprendizagem do aluno com TDAH.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/08/2017.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N