Ageuniara

Pint of Science divulga ciência em espaços informais

Por: GYOVANA RODRIGUES VARGAS

02/05/2018

Pint Of Science é um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo e possui como objetivo criar um canal de comunicação entre os cientistas e a sociedade. Durante o festival, os cientistas conversam com a comunidade de uma maneira descontraída e não há formalidade em relação à emissão de diplomas e pagamento de inscrição, basta comparecer a um dos estabelecimentos que sediam o evento e pagar apenas o que for consumido.

Em tradução livre, Pint Of Science significa “Copo de Ciência”, em alusão ao copo inglês tradicional para se beber cerveja.

A primeira edição do evento aconteceu na Inglaterra em 2013, quando alguns pesquisadores tiveram a ideia de levar os cientistas para perto da comunidade de uma maneira divertida, e assim, ampliar o acesso da população às pesquisas científicas. No Brasil, ocorre desde 2015, e na última edição contou com a participação de 56 municípios, atingindo pela primeira vez todas as áreas do país.

 A professora e pesquisadora, Eduarda Escila Lopes é uma das participantes do evento na cidade e falou sobre “Dispositivos Móveis e Cultura Escolar”. Para ela, o fato do evento sair da universidade e ir à comunidade é muito importante, pois “é um novo formato de divulgação de trabalhos científicos e mercadológicos, atendendo assim a novos públicos”. O tema abordado por ela integra sua tese de doutorado e tratou de questões de como a internet e os dispositivos móveis influenciam na vida do universitário e de como essa questão parte da cultura do cotidiano para a sala de aula.

O professor e pesquisador na área de vidros, Marcelo Nalin, estabeleceu uma conversa com a população sobre “O Fascinante Mundo dos Vidros - Onde Arte e Tecnologia se Encontram". O objetivo era utilizar conceitos, definir a história dos vidros e explicar as modernas aplicações que o utilizam e que muitas vezes não são percebidas.

Para ele, o Pint Of Science é um projeto muito bom, pois leva a ciência e assuntos que são importantes à população. “É uma iniciativa muito interessante, pois coloca ambos os lados, tanto o palestrante quanto a plateia, em um ambiente descontraído; isso proporciona maior interação entre esses lados e eu espero que tenha sido proveitoso”, explica. “A divulgação científica é um desafio bem interessante, pois temos que abordar conceitos científicos de química e física de uma maneira simples para que o público consiga entender”.

Para o jornalista e professor Fabrício Mazocco, além da importância na divulgação científica, o Pint Of Science também é primordial para estimular projetos de políticas públicas que discutam a ciência e tecnologia. “É essencial todo tipo de divulgação científica. A ciência deve ser disseminada para a sociedade, pois só assim poderemos exigir políticas públicas que privilegiam a ciência e a tecnologia. Este evento mostra que a ciência pode ser discutida em todos os lugares, inclusive em um bar”, explica.

O evento está programado simultaneamente em 56 municípios brasileiros, nos dias 14, 15 e 16 de maio. 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/