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Aplicativo facilita comunicação da empresa com o cliente

Por: NUBIA PEREIRA OLIVEIRA

25/04/2018

A crise que vive o Brasil leva muitas empresas a procurarem um meio mais fácil e econômico para desenvolver e divulgar seus trabalhos. Uma das ferramentas mais utilizadas é o WhatsApp. Trata-se de um aplicativo de comunicação interpessoal usado por milhões de brasileiros.

Outros canais, como Facebook, Twitter, blogs e até mesmo e.mail são muito utilizados. O WhatsAap  não substitui nenhum deles, apenas surge como mais uma opção. Além de ser uma ferramenta de comunicação, o aplicativo está ganhando força entre as marcas como estratégia de marketing, na divulgação de produtos e serviços. Mas é preciso um planejamento estratégico bem elaborado para o uso do WhatsApp, para que a empresa tenha certeza do que está fazendo e o quanto isso está gerando de retorno.

A estudante Ana Paula Pinheiro possui um SexShop e utiliza o WhatsApp como uma das principais ferramentas para manter contato com seus clientes, pois é através dele que ela recebe a maioria de suas encomendas.

Além da praticidade, há também a questão da privacidade, já que o assunto fica em sigilo entre Ana Paula e seu comprador. “No WhatsApp sou eu e o cliente, podemos conversar tranquilamente a respeito dos produtos desejados sem nenhum tipo de exposição a terceiros”, comenta.

Um dos principais pontos positivos do WhatsApp é a praticidade e rapidez da comunicação entre empresa e cliente, já que não é mais necessário ficar apostando em ligações telefônicas muitas vezes sem sucesso, basta apenas enviar uma mensagem e aguardar a resposta. Já um dos pontos negativos, é que em alguns casos o funcionário tem que abdicar de sua função para fazer o atendimento online.

Outro ponto negativo é que em alguns casos de vendas, o cliente não tem a opção de ver seu produto físico, apenas em fotos, correndo o risco de ficar insatisfeito com sua compra.

O especialista em marketing Samuel Gatti recomenda cautela na utilização do aplicativo. Segundo Gatti, tem que haver um certo cuidado ao abordar seus clientes via WhatsApp para não parecer algo invasivo, já que esta plataforma foi desenvolvida para uso pessoal. “Quando você acorda com o cliente que esta ferramenta será o canal de comunicação entre ambos, excelente, não há ferramenta melhor, caso contrário se torna invasivo”, alerta.

De modo geral esse meio de comunicação é bem visto e hoje é muito raro encontrar uma pessoa que não esteja conectado a ele. 



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