Ageuniara

Equipe de Araraquara é destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê

Por: JULIANA MARÇOLA ANGELO

26/09/2017

Nos últimos dias 8, 9 e 10 deste mês de setembro, aconteceu em Curitiba (PR), o 18º Campeonato Brasileiro de Karatê. O evento organizado pela Federação Brasileira de Karatê reuniu mais de 11 estados e Araraquara (SP) marcou presença na disputa.Os 10 karatecas das escolinhas de esporte, da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara  (FUNDESPORT), integraram a Seleção Paulista e representaram a cidade no Campeonato.  

A professora das escolinhas e uma das técnicas da Seleção Paulista, Lucélia Petroni,  conta que, além da equipe paulista ser a campeã geral na competição, dos 10 atletas participantes de Araraquara, oito trouxeram medalhas. "Os atletas foram Stella Cabrera Petroni (campeã); Stefany Cabrera Petroni (vice-campeã); Victória Sponhardi (3º colocada); Bruno Paschoal (campeão); Marcelo Oliveira (campeão); Amós Wesley (campeão); Aguinaldo dos Santos (vice-campeão); Gelson Albino (campeão); Roberta Rodrigues e Lourival Marques. Esses dois últimos tiveram ótima participação, mas não se classificaram", comenta. 

É preciso percorrer um longo caminho até a classificação para a disputa nacional. "Para que os atletas participassem do Campeonato Brasileiro, houve um processo de seleção através de campeonatos. Para conseguir a vaga, então, é preciso que o atleta participe e se classifique como campeão ou vice-campeão de dois campeonatos, a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista de Karatê. As categorias de competição variam e cada uma possui uma preparação diferente. Estávamos concorrendo em categorias infantil, juvenil e adulto. As mesmas são divididas em faixas (kyu), idade, altura e peso. Esses requisitos variam entre kata e kumite (luta)", explica a técnica. 

Pela primeira vez, Lucélia foi escolhida para representar a cidade entre os Técnicos da Seleção Paulista de Karatê. "O convite para essa atuação foi feito pela Federação de Karatê Paulista (FKP). Fiquei muito feliz pelo reconhecimento em meu trabalho e com a sensação de dever cumprido", conta a treinadora.

Entre os destaques da seleção paulista está a atleta Stéfany Cabrera Petroni, que foi vice-campeã na categoria adulto, na modalidade de kata. Para ela, a sensação de poder representar a cidade e o estado em um campeonato nacional como esse é muito boa e satisfatória. "Sabendo da grandeza do campeonato, é muito gratificante estar entre atletas de mais de 11 estados e espero continuar representando Araraquara e São Paulo em muitos outros Campeonatos Brasileiros", comenta Stéfany. 

O foco e a preparação para a disputa de campeonatos têm alto nível de exigência, que se torna ainda maior dependendo da categoria/modalidade em questão. A atleta explica que, por ser uma competição em nível nacional e ter um valor significativo maior, a preparação é muito intensa. "A rotina é de muito treino semanal, muita dedicação e ainda tem os Campeonatos anuais. Tentamos participar de todos os campeonatos do calendário da Federação, para que sirvam de treino até o Campeonato Brasileiro". 

O próximo campeonato será os Jogos Abertos do Interior, que será realizado entre os dias 15 e 25 de novembro, no Grande ABC. "É um campeonato muito conhecido pelo seu nível técnico, que é altíssimo. Eu espero que nós, atletas de Araraquara, consigamos ter um bom desempenho no Campeonato e que possamos representar tão bem a cidade quanto no Campeonato Brasileiro", finaliza Stéfany.

Escolinhas de Esporte

Vale lembrar que as Escolinhas de Esporte estão com matriculas abertas para karatê, basquete, atletismo, futebol masculino e feminino, futsal, ginástica artística, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei e handebol. Para mais informações, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está localizada na Avenida La Salle, no Ginásio de Esportes Castello, o Gigantão. O telefone é o (16) 3303-2700. 

Publicada em 26/9/2017 às 20h58.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/