Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado Profissional
4Área de concentração
Educação e Ciências Sociais
Linhas de pesquisa
Gestão Educacional: aborda temas referentes às políticas educacionais e sua influência na gestão de sistemas escolares, de escolas e de outras instituições voltadas à educação formal e não formal; clima e cultura educacionais; exercício da liderança e formação em serviço; planejamento e avaliação educacional em seus diferentes níveis; acesso, leitura e utilização de indicadores socioeducacionais; processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições.
Processos de Ensino: aborda temas referentes à influência das políticas educacionais na formação inicial e continuada de profissionais da Educação; diretrizes curriculares e competências na Educação Básica; planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem; avaliações externas do desempenho escolar e seus impactos nas práticas docentes; pesquisa e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos; as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho do professor.
Conselho do PPGPEGI (Mestrado em Educação/Uniara):
Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
Presidente
Profa. Dra. Mônica Pereira Pilon
Vice-Presidente
Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
Prof. Dr. Edmundo Pereira de Oliveira
Profa. Dra. Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta
Suplente
Coordenadora e Docente
Processos de Ensino
Vice-coordenador e Docente
Processos de Ensino
Docente
Gestão Educacional
Docente
Gestão Educacional
Docente
Gestão Educacional
Docente
Gestão Educacional
Docente
Processos de Ensino
Docente
Gestão Educacional
Docente
Processos de Ensino
Docente
Gestão Educacional
Docente
Processos de Ensino
Docente
Processos de Ensino
O aluno de Mestrado deverá cumprir no curso:
O aluno deverá integralizar os créditos no prazo máximo de dois anos (24 meses).
Dos créditos listados acima o aluno poderá cumprir a seguinte porcentagem fora do Programa:
Tabela de Créditos, Aproveitamento e Qualificação
Estrutura do curso | Quantidade | Créditos |
---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 3 | 12 |
Disciplinas eletivas | 4 | 16 |
APPs - Atividades programadas de pesquisa | - | 12 |
Dissertação | - | 48 |
1 crédito equivale a 15 horas.
Disciplinas Obrigatórias
Nomes das disciplinas obrigatórias | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Bases para elaboração de projetos de pesquisa | 60h | 04 |
Instituições educativas em suas múltiplas dimensões | 60h | 04 |
Dimensões da gestão educacional (Obrig. para a linha de Gestão Educacional) | 60h | 04 |
O ensino na educação básica (Obrig. para a linha de Processos de Ensino) | 60h | 04 |
Disciplinas Eletivas
Nomes das disciplinas obrigatórias | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Alfabetização: desafios contemporâneos para o gestor e para o professor | 60h | 04 |
As diferentes dimensões da avaliação escolar | 60h | 04 |
Educação e direitos humanos | 60h | 04 |
Formação do educador. Avaliação das instituições educacionais | 60h | 04 |
Gestão educacional e formação de professores em serviço | 60h | 04 |
Gestão escolar na realidade brasileira | 60h | 04 |
Interações comunicativas na escola | 60h | 04 |
Novas tecnologias de informação e comunicação na educação | 60h | 04 |
Organização e gestão de sistemas educacionais | 60h | 04 |
Pesquisa e desenvolvimento de materiais e procedimentos pedagógicos | 60h | 04 |
Políticas públicas para a educação no Brasil | 60h | 04 |
Práticas e perspectivas de leitura e escrita em diferentes ambientes sociais | 60h | 04 |
Realidade escolar sob análise | 60h | 04 |
Situações de formação da equipe educacional | 60h | 04 |
Estudos sobre gestão educacional na realidade brasileira | 60h | 04 |
Diferentes dimensões da avaliação educacional | 60h | 04 |
Saberes e práticas docentes em diferentes componentes curriculares | 60h | 04 |
Fundamentos da educação inclusiva | 60h | 04 |
Quanto à política de inserção social, o PPGPEGI privilegiou as seguintes ações:
a) Priorização de temáticas locais e/ou regionais nos trabalhos de conclusão do PPG
Tomando como base a missão e os objetivos do Programa, a política de inserção está voltada prioritariamente para a inserção local e regional, coerente com os objetivos de um mestrado de natureza profissional que atrai uma clientela com questionamentos oriundos da sua atuação profissional como docentes ou gestores e busca fundamentos e soluções para esses questionamentos.
Sendo assim, a meta principal, prevê ações voltadas para a garantia da realização de trabalhos de conclusão com temáticas locais ou regionais, cabendo aos orientadores direcionar a elaboração dos projetos bem como sua execução.
Outra meta, inserida no Planejamento estratégico do Programa para o quadriênio, refere-se à ampliação da inserção dos resultados já obtidos nas pesquisas, por meio do estabelecimento de parcerias com a rede municipal e estadual de uma forma institucionalizada e não apenas com iniciativas isoladas como já vem acontecendo atualmente. Dentre as ações previstas para o atingimento desta meta, podemos citar a apresentação dos principais resultados das pesquisas do Programa aos dirigentes municipais e regionais e oferecimento de palestras, atividade de formação continuada, assessorias no sentido de ampliar a inserção desses resultados na solução de problemas da educação básica. Nesse sentido, estão previstos os primeiros contatos com o Secretário de Educação do Município, Prof. Dr. Fernando Diana, que assumiu a secretaria em janeiro de 2025 e que foi um dos primeiros mestrandos do Programa, já se iniciaram.
b) Desenvolvimento institucional das seguintes atividades: participação em redes nacionais de pesquisa; parcerias com as redes de educação básica; formação continuada de profissionais da educação; assessorias e consultorias; organização de eventos; ações de interiorização; articulação com movimentos sociais.
No quadriênio em avaliação, os egressos, nas respostas aos questionários enviados anualmente, têm confirmado que os resultados dos trabalhos de conclusão realizados, focalizando problemas básicos da educação, têm retornado para as instituições nas quais atuam tanto como conhecimento inovador sobre temas específicos, quanto contribuindo para a prática profissional ou para a gestão institucional, sempre objetivando sua explicitação, análise e busca de solução fundamentada cientificamente, com a perspectiva de produzir mudança.
Justificamos essa afirmativa com base nos objetivos de investigações individuais ou de conjuntos de projetos finalizados e em desenvolvimento, que abordam especialmente as temáticas: instrumentos de avaliação institucional e escolar; materiais didáticos, formação prática de professores e estudos sobre evasão escolar.
No que se refere aos alunos do Mestrado, a maioria atua em diferentes segmentos como professores, gestores e desenvolvem projetos voltados para a resolução de problemas diagnosticados na educação básica para:
Nos projetos de pesquisa dos professores do PPGPEGI, as interfaces com a Educação Básica também estão nos focos das duas linhas de pesquisas (Processos de Ensino e Gestão Educacional), todas buscando soluções para questões importantes da educação.
Contribui também para a inserção local das pesquisas desenvolvidas, a participação dos professores em palestras direcionadas a docentes da Rede Municipal, e Estadual de Ensino e Escolas Técnicas.
A articulação com movimentos sociais também pode ser atestada pela participação de docentes em projetos de alfabetização em Organização Não Governamental - ONG (Lar Juvenil Domingos Sávio) e na coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros- NEAB/UNIARA.
Com base na missão e nos objetivos, constata-se que o perfil do Programa está voltado prioritariamente para a sua inserção local e regional, mas intenciona avançar para inserção nacional e internacional, que se caracteriza incipiente no momento atual.
Sendo assim, a política de internacionalização para o PPGPEGI inclui alguns objetivos e ações para atingir as metas desejáveis, já inseridas no planejamento estratégico do Programa:
Neste quadriênio (2021 a 2024) o PPGPEGI desenvolveu ações no âmbito internacional relacionadas à pesquisa, produção intelectual e mobilidade conforme exposto a seguir.
Acuerdo Específico de Colaboración Interuniversitaria entre La Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espãna, UNESP/Araraquara y UNIARA, mediado pelo Prof. Dr. Eladio Sebastián Heredero (aposentado Universidad de Alcalá de Henares - Espanha) participante externo como Professor Pesquisador da UNIARA (Araraquara-Brasil).
O referido acordo possibilita a colaboração interuniversitária para a realização dos ENCUENTROS IBEROAMERICANOS DE EDUCACIÓN-EIDE, iniciado em 2017 e ratificado nos anos seguintes. O EIDE em 2017 foi realizado na Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha, e o Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina foi o representante da UNIARA e apresentou trabalhos. Em 2018, o evento internacional foi realizado no Chile também tendo como representante oficial da UNIARA o Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina e com apresentação de trabalhos. O EIDE em 2019 foi realizado na Universidade Estadual Paulista-UNESP-Araraquara, Brasil, e a representante oficial da UNIARA foi a Profª Drª Dirce Charara Monteiro. Em 2020, o EIDE não foi realizado em razão da pandemia Covid-19.
Em 2024, o XVIII ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO (EIDE) foi realizado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Câmpus de Araraquara, oferecendo a possibilidade de participação presencial e remota, facilitando a adesão de alunos, egressos e professores nesse importante evento internacional. A Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro e o Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira participaram da Comissão Organizadora do XVIII EIDE, realizado na UNESP -Araraquara, em novembro de 2024.
Nesse quesito, é necessário informar que professores, discentes e egressos em parceria com seus orientadores publicaram: sete artigos em periódicos internacionais; um capítulo de livro internacional e 17 trabalhos em Anais de evento internacional (XVIII EIDE). Os professores Dr. Edmundo Alves de Oliveira e Dra. Dirce Charara Monteiro também participaram de duas mesas redondas sobre os temas, respectivamente, “Desafios do EAD” e “Desafios de formação para o trabalho docente”.
Na sessão dedicada ao lançamento de livros, no dia 22 de novembro, a Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro apresentou a coletânea “A Pós-Graduação Profissional em Educação: interfaces entre processos de ensino e processos de gestão”, organizada pelos Professores do Mestrado em Educação: Ana Maria Falsarela, Darwin Ianuskiewtz e Dirce Charara Monteiro, publicação com acesso gratuito on-line.
As metas de publicações resultantes de projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras encontram-se previstas no Planejamento Estratégico do PPGPEGI, mas ainda não foram concretizadas.
No quadriênio (2021-2024), registramos neste quesito as seguintes atividades:
O Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação conta com dois grupos de pesquisa: "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" e "Organização e Gestão de Instituições Educacionais".
O grupo de pesquisa "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" engloba investigações voltadas aos vários momentos da formação e atuação profissional docente, considerando contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino diferenciados, bem como os diversos aspectos envolvidos na prática pedagógica. São estudos voltados para os percursos de vida e trabalho do professor, concepções e características de práticas pedagógicas, como também pesquisas relacionadas aos processos de socialização, de ensino e de aprendizagem nos diferentes componentes curriculares no âmbito da educação escolar. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, pautadas em aportes teóricos da área de Educação, contribua para a compreensão da formação e do trabalho docente nas relações educacionais.
Líderes:O grupo de pesquisa "Organização e Gestão de Instituições Educacionais" visa contribuir para o avanço da produção acadêmica na questão das políticas públicas para a educação em suas repercussões na atuação de equipes gestoras de escolas e de outras instâncias educativas no que tange à liderança, à organização e à formação continuada em serviço, bem como à leitura e utilização de indicadores educacionais no planejamento das ações. Como está vinculado a um curso de pós-graduação profissional, é colocada ênfase entre estudos teóricos, empiria e atuação na gestão educacional, em vários âmbitos e modalidades.
Líderes:É importante ressaltar que os dois grupos dialogam permanentemente entre si e que reúnem docentes-pesquisadores com vasta experiência na área da Educação, orientando o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas, legais e em empíricas e de planos de intervenção que contemplam diferentes contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino. Empenham-se, ainda, em publicações de livros e de textos em revistas especializadas, bem como na apresentação de trabalhos em eventos educacionais, buscando estabelecer parcerias entre professores, alunos e ex-alunos e estimular mestrandos e egressos na divulgação de seus trabalhos e na continuação de seus estudos. Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos. Os grupos de pesquisa são compostos principalmente por professores da Uniara e por docentes-pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrá-los.
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