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Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu  

Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Mestrado Profissional

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Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação, com duração de no máximo 30 (trinta) meses, destina-se a licenciados ou profissionais de outras áreas, com interesse na pesquisa e na atuação profissional na área de Educação com destaque aos processos de ensino e gestão para a melhoria educacional.

Segundo a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), “Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional”. Essa ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma reconhecido pela CAPES conforme parecer nº 23/2014 homologado em 15/05/2014 - D.O.U. de 19/05/2014.

“O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.”

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação é associado à ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

No último quadriênio (2014-2016), o Programa obteve a nota 4 da CAPES.

Programa recomendado pela CAPES conforme Parecer nº 23/2014 homologado em 15/05/2014 - D.O.U. de 19/05/2014.

Objetivos
  1. Desenvolver estudos em nível de pesquisa e extensão à comunidade no campo da Educação, especificamente dedicados ao ensino e gestão educacional, visando a contribuir para a formação de profissionais das áreas de Educação do Brasil com destaque para o estado de São Paulo;
  2. Aperfeiçoamento da qualidade dos setores educacionais da administração;
  3. Capacitar recursos humanos vinculados ou com possibilidades de vinculação aos serviços de Educação, universidades e outras Instituições educacionais, em questões de Educação, Ensino e Gestão Educacional, considerando a necessidade de estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse de qualidade da área da educação.
Histórico

O Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, recomendado pela CAPES, tem forte ligação com o curso de Pedagogia, mas também com outras licenciaturas e eventualmente até mesmo com interessados oriundos de outros cursos que, à primeira vista, não estariam tão ligados à educação.

O curso de Pedagogia da atual Universidade de Araraquara - Uniara foi criado no início da década de 1970, conforme já enunciado pela criação da Faculdade de Educação. Num curto período de tempo - de 2001 a 2006 - transformou-se em Curso Normal Superior, formando exclusivamente professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Analisado por técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas (INEP), que o aprovou, recebeu a nota máxima do Ministério da Educação e Cultura pela sua proposta e pelas condições de trabalho. A partir de 2007, com as restrições legais para existência dessa modalidade de curso, a Uniara optou por voltar a oferecer, novamente, o curso de Pedagogia, com duração de 04 anos e mais oportunidades diferenciadas de formação. Ao longo das três últimas décadas a área de educação foi se fortalecendo com outras licenciaturas e cursos de outras modalidades após a graduação.

Atualmente, o curso de Pedagogia proporciona formação para magistério para Educação Infantil; para anos iniciais do Ensino Fundamental; para os cursos de ensino médio, modalidade Normal (modalidade essa ainda existente em algumas regiões do país); para Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e para outros trabalhos para os quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos, sempre conforme a legislação em vigor. Conta com corpo docente qualificado constituído de mestres e doutores e vem aprimorando, cada vez mais, a formação oferecida a seus mais de 200 alunos. Além das atividades regulares, oferece aos alunos projetos de Extensão e Iniciação Científica com o Programa de Bolsas PIBIC, do CNPq, ou sem auxílio financeiro, tendo institucionalizado a Coordenação de Iniciação Científica desde 1999. Na esfera docente, em 2003, foi criado o Centro Integrado de Estudos e Pesquisas da Uniara, significando o marco da institucionalização da pesquisa científica pelo corpo docente, que já vinha atuando nessa esfera, anteriormente, em quase todos os cursos de graduação. Com tal medida, foram estabelecidas as condições institucionais para a investigação pelo corpo docente acrescida da criação de uma Comissão de Pesquisa que, após mapear o potencial, verificou as possibilidades para criação de grupos de trabalho. A partir dessa época, foram criados 3 programas de mestrado, todos com ênfase na dimensão regional.

Assim é que, nos últimos anos, foram criados agrupamentos de professores pesquisadores na área de educação em dois eixos, a saber: Gestão Educacional e Processos de Ensino. Ambos os grupos têm atividades regulares há algum tempo, com projetos que contam com pesquisadores de outras instituições em um saudável e profícuo intercâmbio e produção, como será abordado posteriormente. Evidentemente, tais medidas, ao longo dos anos, foram criando o clima institucional para se atingir a meta da criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, como ocorreu em outras áreas.

Infraestrutura
1. Infraestrutura para o Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação
  • 2 salas de aula equipadas com multimídia e internet;
  • Uma sala de coordenação;
  • Secretaria (conjunta com outro programa);
  • 3 salas para os docentes;
  • 1 sala de reuniões;
  • Auditório de defesa de dissertações e teses (uso comum com outros programas);
  • Sala de pesquisa para alunos (uso comum com outros programas);
  • Todos os ambientes são climatizados e equipados com mobiliário moderno;
  • Acesso à internet através de rede wireless para docentes e discentes, com configuração IP para acesso às bases científicas (como o portal de periódicos da CAPES).
2. Recursos de Informática

Além da sala com 12 computadores para alunos, situada na Unidade 2, os professores e alunos também contam com quatro grandes laboratórios, na Unidade I, que podem ser utilizados para aulas específicas que requeiram o uso de computadores pelos alunos como, por exemplo, na disciplina “Bases para a elaboração do projeto de pesquisa”, que prevê um módulo voltado para o ensino de como pesquisar em bases de dados.

3. Biblioteca

O acervo é permanentemente atualizado pela Universidade de Araraquara, que destina 2% de sua receita para o Fundo de Desenvolvimento da Biblioteca (FUNBI), o que permite à Biblioteca Central estabelecer um cronograma para aquisição de material bibliográfico como livros, periódicos, CD-ROMs, fitas de vídeo, DVDs, etc., obedecendo o seguinte critério:

  • O acervo de livros de formação geral é atualizado sistematicamente, sendo composto de 35.734 títulos e 72.020 volumes (em fevereiro/2015);
  • Na área de Educação e correlatas, a Biblioteca conta com 52 periódicos assim distribuídos: 29 da área de Educação, 11 da Psicologia e 12 de Fonoaudiologia.

No acervo de livros, a biblioteca conta com 1335 títulos.

3.1. Instalações Físicas

A Biblioteca ocupa uma área total de 1.010,30m. Possui salas para estudos em grupo com instalações bem iluminadas e climatizadas.

3.2. Bases de Dados

BIREME - Bibliotecas Regionais de Medicina (www.bireme.br)
LILACS - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde
ADOLEC - Saúde na adolescência
ADSAÚDE - Administração de Serviços de Saúde
BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia
BDENF - Base de dados em Enfermagem
HISA - História da Saúde Pública na América Latina e Caribe
HOMEOIDEX - Homeopatia
LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe
MEDCARIBE - Literatura do Caribe em Ciências da Saúde
REPIDISCA - Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente
OPAS/OMS
PAHO - Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde
WHOLIS - Sistema de Informação de Biblioteca OMS
DESASTRES - Acervo do Centro de Documentação de Desastres
SciELO - modelo de publicação eletrônica para países em desenvolvimento
SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha)>
CCN - Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (www.ibict.br)
UNIBIBLI (www.cruesp.bc.unicamp.br/search.html)
Esta base de dados abrange o acervo de livros, teses e periódicos existentes nas três Universidades Estaduais Paulistas: USP, UNICAMP e UNESP.
CAPES - acesso a base de dados Science Direct e Scopus

3.3. Serviços Oferecidos
  • Orientação e treinamento aos usuários quanto ao uso da Biblioteca (visitas monitoradas);
  • Empréstimos domiciliar e consulta para o corpo docente e discente da Instituição;
  • Consulta local com livre acesso à comunidade em geral;
  • Internet - pesquisa direta para docente e discente, com disponibilidade de 11 micros alocados na Biblioteca;
  • Comutação bibliográfica - COMUT/IBICT e BIREME;
  • Levantamento bibliográfico - UNIBIBLI, BIREME;
  • Normalização de trabalhos científicos como teses, monografias, artigos de periódicos e da Revista Uniara;
  • Elaboração de fichas catalográficas para os trabalhos de conclusão de curso;
  • Acesso aos periódicos da CAPES.

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