A impressão 3D, Manufatura Aditiva ou ainda Prototipagem Rápida é uma das formas de criar objetos físicos camada após camada diretamente de arquivos digitais e que em seguida podem ser impressos nas denominadas impressoras 3D. As primeiras prototipagens rápidas sugiram em torno da década de 1970, e desde então há grande esforço tanto na academia quanto no setor empresarial para a evolução dessa tecnologia. Para muitos cientistas e empresários a prototipagem rápida virá a fazer parte da quarta revolução industrial.
Existem diferentes métodos de processamento para obtenção das formas 3D, entretanto, a Modelação por Extrusão de Plástico (FDM) vem ganhando muito espaço por ser um processo simples e de baixo custo. Na FDM um filamento termoplástico é desenrolado da bonina e aquecido através de um cabeçote de extrusão que se move no eixo x-y de cada camada. O material aquecido pelo cabeçote de extrusão é depositado na base da impressora no formato desejado, o procedimento é repetido camada a camada até a finalização do protótipo. A popularização das impressoras de pequeno porte se deve a queda de patente da prototipagem rápida FDM, baixo custo e a possibilidade de poder criar sua a impressora 3D de pequeno porte.
É possível realizar pequenas produções para a fabricação de diversos objetos, por exemplo:
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI