Publicado em: 28/08/2026
Os docentes do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Adhemar Ronquim Filho e Mariana Passos Beraldo, participaram do “VIII Congresso Nacional de Direito Agrário”, entre os dias 25 e 27 de agosto, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto. Na ocasião, Ronquim presidiu o painel “Citricultura: novos cenários jurídicos, trabalhistas e mercadológicos”, com a participação de Mariana.
O docente também apresentou o trabalho “Natureza Jurídica dos Contratos de Transporte no Escoamento da Produção Rural: uma análise crítica do Tema 59 TST sob a ótica do Direito Agrário e do Trabalho”, produzido em colaboração com José Roberto Reis da Silva e Juliana Nogueira Ronquim.
“Esse congresso é um dos principais encontros nacionais dedicados aos desafios jurídicos do agronegócio. Durante o evento abordei também sobre ‘A citricultura brasileira diante do Acordo Interino UE-Mercosul’, analisando os possíveis impactos do novo cenário comercial para um setor de especial relevância econômica para o Brasil e para o interior do Estado de São Paulo”, revela Mariana.
Para o coordenador do curso de Direito e reitor da Uniara, professor doutor Fernando Passos, “a presença dos docentes no Congresso Nacional de Direito Agrário reforça a participação da Uniara nos debates acadêmicos e profissionais contemporâneos, aproximando ensino, pesquisa e os desafios concretos do setor produtivo, contribuindo para a construção e difusão do conhecimento jurídico em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional e nacional”.
Mais informações sobre o curso de Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI