Notícias
Egressas da Pedagogia EAD da Uniara têm trabalhos sobre educação antirracista reconhecidos pelo MEC
Publicado em: 01/07/2026
As egressas do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara – Uniara e docentes no Centro de Educação e Recreação - CER Maria José Pahim da Porciúncula, Ana Carolina Andrade e Eliana Santos, apresentaram seus trabalhos sobre “Educação antirracista e a forma como trazemos esse estudo para as crianças”, no dia 23 de junho, para representantes do Ministério da Educação – MEC. A apresentação, foi realizada durante o evento “Narrativas que Transformam: Protocolos Antirracista e Antibullying na Rede Municipal de Educação de Araraquara – 2026", recebeu um reconhecimento de iniciativa do MEC, voltado para ações antirracistas e de enfrentamento ao bullying e às violências no contexto escolar. A iniciática tem parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
“Ao longo do processo, participamos de estudos, reflexões, formações e práticas pedagógicas que envolveram toda a rede municipal de educação de Araraquara. Nos momentos de formação em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC, desenvolvemos diversas ações e projetos com as crianças da educação infantil, promovendo o respeito às diferenças, a valorização da diversidade e a construção de relações mais acolhedoras e inclusivas. A troca de experiências entre os profissionais foi fundamental para o fortalecimento dessas práticas”, afirmam.
Elas explicam que, “como resultado desse processo, foi produzido um minidocumentário para registrar e dar visibilidade às aprendizagens, reflexões e transformações vivenciadas nas unidades escolares”. “O CER em que atuamos foi uma das escolas selecionadas para receber a visita da equipe técnica de pesquisadoras vinculadas à parceria entre MEC e UFMG. Na ocasião, tivemos a oportunidade de apresentar práticas pedagógicas desenvolvidas pela equipe docente que contribuíram para a construção desse material”, ressaltam.
“Esse reconhecimento representa, acima de tudo, a valorização de um trabalho coletivo realizado por profissionais comprometidos com uma educação mais justa, inclusiva e antirracista. Consideramos esse momento muito especial em nossa trajetória profissional. A base teórica construída durante a graduação contribuiu significativamente para nossa prática docente e, hoje, teoria e prática se unem em um trabalho que recebe reconhecimento e visibilidade em âmbito nacional” revelam orgulhosas.
“Parabenizo, com grande orgulho, as egressas Ana Carolina e a Eliana, alunas dedicadas que já se destacaram durante o processo formativo. Elas foram selecionadas, pelo trabalho e pelas práticas exitosas na educação infantil da prefeitura municipal de Araraquara, e tiveram o reconhecimento desse compromisso e dedicação que elas têm desenvolvido ao longo de suas trajetórias profissionais”, afirma a coordenadora da graduação, Mônica Pereira Pilon.
Para Mônica, “a conquista dessas alunas também representa um trabalho coletivo de toda equipe do curso de Pedagogia, docentes, equipes multidisciplinares, secretaria, enfim, todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que esse curso existisse”. “Ver essas egressas se destacando na rede municipal de Araraquara, reafirma o compromisso do nosso curso com a formação de qualidade, capaz também de impactar positivamente a educação e a sociedade. Continuamos com a responsabilidade, o compromisso com a formação de profissionais que contribuam para a qualidade da educação, principalmente, da educação pública da nossa cidade e região”, finaliza.
Informações sobre o curso de Pedagogia a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 20/10/2026 - Centro de Psicologia da Uniara promove seu plantão psicológico gratuito à população;
- 20/10/2026 - Alunos de Direito da Uniara realizam visitas técnicas ao Museu da Polícia Civil e ao Batalhão da Polícia Militar em São Paulo;
- 19/10/2026 - Pedagogia da Uniara promove o encerramento do projeto Ler é a Solução nesta terça, dia 20;
- 19/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 16/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 16/10/2026 - XXI Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso ;
- 16/10/2026 - Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica ;
- 16/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco a partir desta segunda, dia 19;
- 16/10/2026 - Pedagogia da Uniara finaliza o projeto roda de conversa com gestores da educação ;
- 16/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica a partir desta segunda, dia 19;
- 15/10/2026 - Uniara realiza City Tour com acompanhantes dos vestibulandos de Medicina;
- 15/10/2026 - Grupo de Medicina Veterinária da Uniara promove o III Simpósio Online de Medicina Integrativa;
- 15/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove segundo curso de capacitação para professores da rede estadual;
- 14/10/2026 - Biotecnologia da Uniara reúne pesquisadores no I Workshop Interno de Controle Biológico ;
- 09/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara apresenta trabalhos no Congresso Brazilian Materials Research Society ;
- 09/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestra sobre ateliê de cerâmica e expressão artística;
- 09/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 09/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara está entre os cientistas mais influentes do mundo pelo quinto ano consecutivo;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




