202606190536

mostrar mensagem ]

Nota de Pesar

A Universidade de Araraquara – Uniara comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro.

Ao longo de sua trajetória, o Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro dedicou sua vida à educação e ao fortalecimento da Uniara, deixando um legado de compromisso com a formação acadêmica, a produção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Sua atuação foi marcada pela liderança, pela visão de futuro e pelo permanente empenho em promover uma educação de excelência.

Neste momento de luto, a Uniara manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes e a toda a comunidade acadêmica, compartilhando o sentimento de profunda tristeza e de gratidão pela inestimável contribuição do Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro à instituição e à educação.

O velório será realizado na Funerária Fonteri, a partir das 12h30, nas salas 1 e 2, e o sepultamento ocorrerá às 16h30.

Em homenagem à memória de seu Magnífico Reitor e em respeito ao luto que se abate sobre toda a comunidade universitária, a Universidade de Araraquara – Uniara suspenderá suas atividades acadêmicas e administrativas amanhã, retomando seu funcionamento regular posteriormente, conforme os comunicados institucionais.

A Uniara rende sua mais sincera homenagem ao Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, cuja dedicação, liderança e compromisso com a educação permanecerão como inspiração e parte indelével da história da instituição.

ocultar ]

UNIARA

Em memória de Luiz Felipe Cabral Mauro

Notícias

Desembargador do Tribunal Regional Federal ministra aula magna para alunos de Direito da Uniara

Publicado em: 09/04/2026

 Alunos do primeiro ano do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara participaram da aula magna “O sistema judiciário e a Justiça Federal” no dia 1º de abril, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição. A atividade, promovida pela graduação, pela coordenadoria de extensão em Direito e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Gestão de Conflitos - Mestrado Profissional em Direito, foi ministrada pelo desembargador do Tribunal Regional Federal – TRF, Luís Paulo Cotrim Guimarães.


“A palestra do excelentíssimo senhor Luis Paulo Cotrim Guimarães, desembargador do Tribunal Regional Federal, foi magnífica. Ele explicou aos alunos sobre todo o sistema judiciário, a justiça federal, e explicou sobre os caminhos de se chegar até lá. Abordou também sobre os concursos públicos, o que faz a Justiça Federal e a importância dela, também conhecida como justiça cidadã e os aspectos constitucionais da justiça. Explicou sobre o sistema judiciário como um todo”, afirma o chefe do departamento de Ciências Jurídicas e coordenador da graduação, Fernando Passos.


A aluna, Sophia Costa Fortunato, relata que “a aula foi extremamente enriquecedora”. “Ele abordou, de forma clara e didática, o funcionamento do sistema judiciário, com ênfase na atuação da Justiça Federal, trazendo exemplos práticos que facilitaram muito a compreensão. Como aluna, achei a experiência muito válida, pois foi uma oportunidade de ter contato direto com alguém que possui ampla vivência na área jurídica. Isso contribuiu não só para o aprendizado acadêmico, mas também para ampliar minha visão sobre a carreira e a importância do judiciário na sociedade”, revela.


Para a também graduanda, Luana Godoy Cesar, “a aula magna foi um momento de extremo valor para nossa formação acadêmica, proporcionando uma visão prática e detalhada sobre a estrutura do Poder Judiciário, que utilizaremos ao longo de todo o curso de Direito e na vida profissional”. “Ela foi fundamental para compreendermos a complexidade do sistema jurídico brasileiro. Foi muito enriquecedor conhecer a trajetória de carreira da magistratura, desde o cargo de juiz substituto até o de desembargador, bem como as competências específicas definidas pela Constituição e pelo Código Penal”, relata.


“Tenho muito a agradecer ao doutor Luís Paulo e à doutora Vera Cecília de Arantes Fernandes Costa, juíza da Corregedoria e Juíza Federal de Araraquara, que esteve presente na palestra, abrilhantando a nossa aula magna”, finaliza Passos.


Informações sobre o curso de Direito e o Mestrado Profissional em Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI