202603241839

Notícias

Evento sobre presença feminina na ciência, da Biotecnologia da Uniara, é um sucesso

Publicado em: 24/03/2026

 O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu o evento “Entre Elas na Ciência: Conectando Gerações” nesta segunda-feira, dia 23 de março. O encontro, coordenado pelas docentes Flávia Aparecida Resende Nogueira e Kátia Sivieri, reuniu grande público no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE.


Flávia e Kátia, na abertura do evento, abordaram o tema “Como nasce uma cientista”, compartilhando suas trajetórias acadêmicas e profissionais, além de reflexões sobre a formação e atuação na ciência.
“A professora Rogelma Maria da Silva Ferreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, explanou sobre a popularização da ciência, com ênfase na inserção de meninas na área científica desde a educação básica. Durante sua fala, destacou a importância do trabalho em rede e apresentou iniciativas, como a Rede de Mulheres na Nanociência, além de discutir o papel estratégico da nanociência no contexto atual. Também tivemos a participação da chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde – CBS da Uniara, Celi Vasques Crepaldi, que fez reflexões sobre liderança feminina e os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória, incluindo questões relacionadas à maternidade, e o protagonismo das mulheres no ambiente universitário”, relatam.


As organizadoras contam que, “encerrando as palestras, a pesquisadora Rita de Cássia Pessotti, da Next Innovative Therapeutics - NINTX, compartilhou sua trajetória profissional, abordando temas relevantes, como desigualdade de gênero, situações de machismo no ambiente acadêmico e a importância de redirecionar caminhos em busca de ambientes mais inclusivos e favoráveis ao desenvolvimento profissional”. “Como atividade final, foi realizada a dinâmica ‘Cientista em três minutos’, na qual os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas áreas de atuação e experiências na pesquisa científica, bem como relatar vivências positivas e desafios enfrentados ao longo de suas trajetórias. Avaliamos que o evento foi um sucesso”, ressaltam.


O coordenador do PPGB, André Capaldo Amaral, ressalta que “a realização de um evento com essa temática possui grande relevância para o Programa e para a comunidade acadêmica da Uniara, pois promove a equidade de gênero, a diversidade e a inclusão no ambiente científico”. “A iniciativa fortalece o compromisso institucional com a formação crítica dos discentes, valoriza a contribuição de pesquisadoras e estimula o protagonismo feminino na ciência. Além disso, reforça o papel da universidade como agente transformador, ao fomentar debates contemporâneos e integrar ensino, pesquisa e extensão. Trata-se, portanto, de uma ação estratégica que contribui para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo, ético e alinhado às demandas sociais e científicas atuais”, finaliza.


Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI