202601271428

Notícias

Enfermagem da Uniara promove solenidade da lâmpada

Publicado em: 27/01/2026

Na sexta-feira, dia 23 de janeiro, o curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu a solenidade da Lâmpada, que lembra o legado da enfermeira britânica Florence Nightingale. A ação foi realizada durante a cerimônia de formatura da XXIII turma da graduação.

A formanda que fez a passagem da Lâmpada, Gabriela Moreira Mascoti, afirma que “é uma simbologia muito importante porque a lâmpada traz a história da Florence Nightingale, que é a precursora da enfermagem, e esta lâmpada é o que mantém a história dela, e tudo o que a enfermagem prega como o cuidado humanizado”. “Acho importante participar desse momento, pois tratar as pessoas de forma humanizada, ser uma boa profissional e tratar dos meus pacientes com todo o cuidado e responsabilidade, é o exemplo mais importante desta cerimônia”, relata.

De acordo com aluna que recebeu a lâmpada, Paola Pipoli Vieira, “é muito importante participar desse evento e receber a lâmpada, pois este ano vamos levar o legado da Florence e será especial”. “Estou empolgada com esse último ano e espero continuar amando a enfermagem como sempre amei e, no próximo ano, estarei passando a lâmpada. É uma honra porque, desde o primeiro ano, escutamos falar muito da Florence e da sua importância para a enfermagem, sendo que ela revolucionou todo o processo de cuidado e de higiene na enfermagem. Portanto, me sinto lisonjeada de ter sido escolhida para receber a Lâmpada”, afirma.

Para a coordenadora da graduação, Creusa Aparecida Meirelles, “essa é uma homenagem que lembra da Florence Nightingale”. “Ela foi uma personagem importantíssima para o mundo na enfermagem. Veio de uma família rica, mas optou por cuidar do próximo, pois ela dizia que recebeu um aviso de Deus para que pudesse cuidar dos enfermos e assim o fez. Cuidou por dois anos dos enfermos durante a Guerra da Crimeia. Ao chegar lá, encontrou um cenário devastador, porque na época não havia nada estruturado e, para se locomover à noite pelos hospitais, ela precisava de uma lâmpada, porque não havia luz na época. Então ela passou a se utilizar de uma lâmpada para andar pelos corredores dos hospitais e cuidar dos doentes, levando a esperança e a compaixão para esses pacientes, porque ela amava a enfermagem”, revela.

“Neste período, ela e mais 38 mulheres que estavam para ajudar nesses locais, encontraram um ambiente com saneamento muito ruim, alimentação contaminada e doenças como a tifo. Ela começou a cuidar do ambiente junto com os médicos, limpando e arejando os locais. Fez uma cozinha e escreveu em seu livro ‘Notas sobre Enfermagem’ sobre a importância da ventilação. Ela diz assim, ‘abram as janelas e deixem o sol e a ventilação entrar, porque isso vai fazer bem para as pessoas’. E isso é uma grande verdade. Ela conseguiu reduzir o risco de morte de 40% para 2% e, depois de dois anos na guerra da Crimeia, foi para Londres e fundou a Faculdade de Enfermagem em Londres. Florence fazia gráficos na época que comprovava o porquê as pessoas estavam morrendo e levava para os governantes. Com a implantação da faculdade em Londres, ela treinou as enfermeiras e isso foi se difundindo pelo mundo”, explica Creusa.

Ela afirma que “a cerimônia da lâmpada é importante porque temos que manter acesa essa chama que se traduz em manter o conhecimento científico e a compaixão, pois foi isso que ela deixou de legado e por isso esse cerimonial da lâmpada é muito bonito e significativo”. “A enfermagem foi difundida como algo científico no mundo por ela. Os alunos estudaram sobre a história da Florence e outras enfermeiras para lembrem que, na enfermagem, as pessoas devem ser responsáveis por cuidar de outras pessoas, levando para frente esse legado da Florence”, ressalta.

A coordenadora relata que “a maioria das escolas utilizam uma lâmpada normal, mas a lâmpada que Florence usava era diferente, toda fechada para que não se apagasse com o vento e pudesse ser colocada em seu bolso no final do atendimento”. “Quando eu estive em Londres visitando o hospital São Thomas, visitei o museu da Florence e trouxe uma réplica da lâmpada original, que foi utilizada pela primeira vez nesta noite sendo um cerimonial muito lindo e emocionante”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliar


Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI