Publicado em: 24/11/2025
Alunos do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara - Uniara apresentaram suas atividades educativas do Estágio Supervisionado na Área Hospitalar, sob a orientação das docentes Adriana Aparecida Mendes, Amanda dos Santos Oliveira e Gabriella Carrijo Souza, no dia 19 de novembro, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismos - NITE da instituição. A avaliação contou com a presença da coordenadora do curso, Creusa Aparecida Meirelles, de docentes da graduação e de representantes dos hospitais conveniados, como a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e da Maternidade Gota de Leite – Fungota.
Os temas abordados nessas atividades foram sobre: “Preparo para alta hospitalar: cuidados com sonda nasoenteral no domicílio”; “Preparo para alta hospitalar: cuidados com ferida operatória no domicílio”; “Limite do cuidado: quando o desgaste vira Burnout”; “A importância da higiene oral em uma Unidade de Urgência e Emergência”; a cartilha – “Orientações e informações para alta do paciente traqueostomizado”; cartilha com “Orientações e informações para autocuidado do paciente pós implante de cateter totalmente implantado”; e folder com “Orientações e informações para alta do paciente com cateter vesical de demora”.
Amanda, representado as docentes orientandas e avaliadoras, explica que “as atividades de estágio supervisionado são atividades de conclusão do estágio e durante o período de estágio, entre outras atividades da formação do enfermeiro, o aluno consegue perceber e nós estimulamos essa visão crítica, onde eles conseguem perceber algumas falhas, problemas e algumas situações que poderiam ser melhoradas, ou em relação ao paciente e à assistência, ou em relação a gestão da própria unidade”.
Ela afirma que, “neste caso, eles identificam um problema e usam ferramentas do gerenciamento hospitalar para conseguirem propor uma solução e essa solução geralmente é uma coisa controlada para o período de estágio que eles têm, não podendo ser algo muito extenso porque o período do estágio tem um limite”. “Os alunos propõem uma atividade e a executam. Geralmente avaliam, no final, se aquela intervenção que fizeram como atividade educativa trouxe uma melhoria para o serviço ou não. Essas atividades na área hospitalar, que é a área que eu conduzo, os alunos desenvolvem dentro da Santa Casa e, este ano, também desenvolveram na maternidade Gota de Leite, porque temos um aluno estagiando lá, sob a supervisão da professora Lucilei Cristina Chiodi”, revela.
Amanda avalia que “esta é uma atividade em que os alunos desenvolvem a visão crítica, o raciocínio clínico, se ele estiver lidando com atividades assistenciais, no ponto de vista gerencial ou administrativo, para que ele consiga trabalhar com as ferramentas daquela atividade que ele escolheu fazer”. “As atividades são feitas geralmente em concordância com o hospital ou sobre a demanda do que o hospital precisa para produzir material educativo, por exemplo. Conduzimos os alunos para essa execução. Temos um bom resultado na parceria do curso de Enfermagem da Uniara com a Santa Casa, no caso do estágio que eu supervisiono. Agradecemos a coordenadora do curso, Creusa Aparecida Meirelles, e ao hospital de Ensino, representado pela Coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Livia Amaral, e pela enfermeira gerente da Santa Casa, Fernanda Gonçalves”, ressalta.
“Esta ação educativa é uma parceria do curso com a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara. A apresentação pública do trabalho capacita o aluno para a atuação profissional como enfermeiro educador e facilitador, para divulgação de informações científicas à população e promoção de saúde. Os Estágios Supervisionados, ministrados nos dois últimos semestres do curso, representam o ápice da formação acadêmica, integrando teoria e prática nas áreas de Saúde Coletiva e Área Hospitalar. Parabenizo a todos os alunos, docentes e enfermeiros pelos trabalhos apresentados, reforçando a importância das atividades educativas para a formação do enfermeiro e sua contribuição social”, finaliza Creusa.
Informações sobre a graduação de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI