Publicado em: 17/11/2025
No dia 14 de novembro, alunos do módulo 4 do segundo ano do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara orientaram sobre os cuidados com a saúde, aferiram a pressão arterial, realizaram teste de glicemia e distribuíram sal de ervas e salada de frutas para a população presente no supermercado Savegnago da Maurício Galli e Mercado Tosão do Parque São Paulo. A atividade foi supervisionada pelos docentes Rita de Cássia Garcia Pereira, Eliana Aparecida Mori Honain, Talitha Paula Resende Martins, Walter Manso Figueiredo e Poliana Patrício Aliane, além do apoio de agentes das Unidades Básicas de Saúde - UBS dos bairros.
“Neste projeto de extensão trabalhamos sobre hipertensão, diabetes e doenças crônicas em sala de aula e o tratamento na atenção básica com a maneira de cuidado. Depois realizamos essa parte prática, que é o rastreamento de indivíduos diabéticos, hipertensos e/ou com outros problemas crônicos em alguns lugares específicos da cidade. Conversamos com os pacientes, identificamos de qual unidade de saúde ele é, caso tenha que dar algum seguimento, se tiver algum exame alterado, ele é encaminhado para o local correto na atenção básica de saúde. Com a distribuição da salada de frutas, enfatizamos a importância do consumo de alimentos in natura, principalmente para os hipertensos e diabéticos. E, com os saquinhos de sal de ervas, que pode ser usado como tempero no dia a dia, reforçamos a importância de diminuir o consumo do sal, orientando as pessoas que o sal de cozinha sozinho e em excesso, acaba piorando o quadro de saúde”, revela Rita.
Ela relata que “geralmente muitos pacientes descobrem que a glicemia está alterada nessas atividades, então o encaminhamos para a unidade de saúde ao qual ele pertence para começar o tratamento e fazer o diagnóstico mais preciso, fazendo uma consulta”. “Esta atividade é só um rastreamento, uma iniciação, pois a maioria das pessoas que tem algum problema de saúde desse tipo desconhece”, afirma.
“Não podemos fazer algo para ficar somente dentro da universidade, porque o conhecimento extra muro escolar é importante para identificar a melhor maneira de cuidar, de como abordar as pessoas, identificar os problemas e as dificuldades delas. É importante que o aluno converse com o paciente, saiba a melhor maneira de tratar, dando orientação, para que entendam que não é só a prescrição, é também uma ausculta de qualidade, além de ser uma forma deles estarem próximo da comunidade”, enfatiza a docente.
Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI