Publicado em: 31/10/2025
O Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD e a coordenadoria de extensão do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara promoveram a palestra e o lançamento do livro “Precários Direitos Humanos: Ensaio sobre seu limite na sociedade do capital”. A palestra, ministrada pelo docente do PMPD e um dos organizadores da obra, Plínio Antonio Britto Gentil, e pela analista judiciária federal, Ana Paula Jorge, foi realizada na quarta-feira, dia 29 de outubro, na unidade I.
O coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, conta que “o livro surgiu a partir dos trabalhos apresentados no II Congresso Internacional de Direito e Gestão de Conflitos de 2023”. “É gratificante ver alguns deles publicados neste livro, por meio do trabalho de organização do Plínio e da Ana. Eles estão de parabéns, porque o material publicado ficou muito bom”, enfatiza.
Para o coordenador de extensão da graduação, Fernando Rugno, “foi uma honra participar da palestra e do lançamento do livro”. “As pesquisas foram de excelência para o conhecimento jurídico e geral”, afirma.
Gentil explica que “o livro é resultado de um esforço coletivo de autores que se apresentaram no Congresso Internacional da Uniara de 2023”. “São colegas professores, alunos da PUC, da Uniara e da Unip. Reunimos esses trabalhos porque eles tinham em comum uma abordagem sobre direito humanos, com diversas variações, e como são de ótima qualidade, resolvemos construir uma obra coletiva, que foi lançada nessa palestra”, afirma.
“O enfoque desses trabalhos é crítico e que questiona a cultura dos direitos humanos como algo realmente capaz de promover uma universalidade de direito. Questiona essa capacidade em um universo em que há uma desigualdade muito grande. Por conta desse ponto instigador, surgiu a ideia da organização dessa obra coletiva. O título e o conteúdo é de propósito provocativo. O objetivo é provocar a reflexão e questionar se essa cultura de direito fundamentais, direitos humanos que assimilamos, especialmente em ambiente acadêmico, ela dá conta de ser completamente efetiva, de realmente entregar esses direitos para a maioria da população”, ressalta o docente.
Ana relata que “a obra foi uma surpresa muito boa, porque participei do II Congresso de Direito Internacional de Gestão de Conflitos, organizado pela Uniara em 2023, onde percebemos, dentro do grupo que foi coordenado e liderado pelo professor Plínio, uma qualidade muito boa dos trabalhos e um fio condutor muito parecido, uma crítica ao sistema de produção”.
“Apresentamos essa obra, principalmente para os graduandos e alunos do mestrado, a fim de cativá-los pelo assunto que é tratado, crítico e reflexivo, para dar uma ideia de que a pesquisa pode ser séria, mas não é só o cumprimento de mais uma obrigação acadêmica. Acreditamos que muitos desses alunos tem potencial para escrever livros, participar de obras e pesquisar a fundo para se tornarem críticos. A satisfação é enorme e estamos muito felizes com o resultado”, declara Ana.
Detalhes sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo WhatsApp (16) 3301-7337.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI