202510101946

Notícias

Aluna de Biomedicina da Uniara estuda nanopartículas de quitosana

Publicado em: 10/10/2025

 A aluna do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Isabela Guidone Ferreira, foi contemplada com uma bolsa Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp com a pesquisa “Avaliação da atividade antitumoral in vitro de nanopartículas de quitosana com compostos naturais para liberação controlada de doxorrubicina”. O estudo, orientado pela docente Mônica Rosas da Costa Iemma, é desenvolvido no Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia - PICBiotec e no Laboratório de Ensaios Celulares e Engenharia Regenerativa – LECER da universidade.


“O trabalho se dá pela possibilidade de desenvolver uma alternativa que pode ser usada na medicina regenerativa, trazendo benefícios para os pacientes e para a comunidade. O apoio da minha orientadora é fundamental porque, por meio dela, consigo ter um direcionamento na área científica, conhecimento, prática em técnicas de laboratório e desenvolvimento de pensamento crítico para que o meu trabalho se torne algo ainda mais real”, afirma a estudante.

Ela relata que “a Uniara oferece estrutura, disponibiliza apoio técnico em pesquisa, incentiva projetos inovadores e desperta o interesse na área científica”. “Sinto que estar inserida no meio acadêmico científico me projeta em uma área promissora, a qual sempre amei e que mistura ciência, tecnologia e inovação. Além de tudo isso, sinto que posso evoluir como profissional”, afirma.

Mônica destaca que “o câncer é um dos maiores desafios da saúde global, com a quimioterapia sendo uma das principais formas de tratamento, apesar de seus efeitos adversos significativos devido à falta de seletividade”. “Nesse contexto, as nanopartículas emergem como uma abordagem promissora para a liberação controlada de fármacos, reduzindo a toxicidade sistêmica e melhorando a eficácia terapêutica.

Este projeto propõe avaliar a atividade antitumoral in vitro de nanopartículas de quitosana contendo óleo de prímula e Tween 80 para estudar a potencialização da ação do fármaco doxorrubicina, amplamente utilizada nas terapias antitumorais. O objetivo principal é avaliar a citotoxicidade das nanopartículas em células de adenocarcinoma mamário humano. Os resultados poderão abrir caminho para terapias mais personalizadas, com redução de efeitos colaterais e maior eficácia no tratamento do câncer”, explica.

“O desenvolvimento deste trabalho pela Isabela vem somar à sua formação a aquisição de habilidades técnicas na área de cultivo celular e ensaios biológicos, além do conhecimento científico que irá contribuir muito em sua formação acadêmica, com relevante importância na área da saúde. Além disso o grupo de pesquisa do LECER, que já possui experiência em diversos ensaios biológicos utilizando diferentes linhagens celulares, irá incorporar essa temática de metodologias e estudos envolvendo moléculas alvo com potencial antitumoral. O desenho do projeto já foi idealizado pensando na publicação de um artigo científico, em revista indexada, atingindo o objetivo de contribuir para a divulgação da Uniara no meio científico”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o PICBiotec estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/picbiotec.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI