Publicado em: 07/08/2025
A docente do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Cristina Alves Lima, e alunos do segundo, terceiro e quinto ano da graduação, apresentaram trabalhos no X Congresso Latino-Americano de Psicologia – ULAPSI, realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em São Paulo. A temática do evento foi “Limites e desafios da constituição das subjetividades latino-americanas”.
Foram apresentados os trabalhos “Aplicação da Pedagogia Montessori na Psicologia escola: Um estudo de caso” - alunas Andressa de Lima Moreira da Silva e Caroline Rodrigues Danielli; “Espiritualidade e Cuidados Paliativos Pediátricos: Uma Revisão Bibliográfica” – alunas Beatriz Fioravante Alves, Gabriel Peres Russo e Stefany Corrêa Souza de Oliveira; e “O brincar como possibilidade de linguagem na Psicologia Escola” – aluna Júlia Tavares da Silva, orientados por Ana Cristina.
“Também foram apresentados dois trabalhos de egressas do curso: ‘Interrupção do processo terapêutico na formação do terapeuta: Um olhar fenomenológico e humanista’ e a ‘Análise crítica sobre os cuidados em saúde mental antes e depois da reforma psiquiátrica’, orientados pelas docentes Rita Martins Godoy Rocha e Maria Rosa Rodrigues Rissi, respectivamente”, relata Ana Cristina.
Ela conta que “foi a segunda vez que participei deste congresso”. “A primeira foi em 2016, em Buenos Aires, também levando alunos para apresentar seus trabalhos. É muito interessante participar porque o congresso reúne vários profissionais, de diversas áreas, pensando sobre a psicologia na América Latina. O tema deste ano teve como objetivo nos fazer pensar como a psicologia pode contribuir na formação da constituição da objetividade, na modernidade com as exigências atuais”, avalia.
A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, afirma que “é uma grande satisfação ver nossos docentes e alunos envolvidos com a apresentação neste congresso, que reúne estudos latino-americanos, levando conhecimentos que foram construídos no decorrer do curso e dando visibilidade às pesquisas que são produzidas com qualidade na Uniara”, orgulha-se.
“A participação da professora Ana Cristina é de fundamental importância, pois revela sua dedicação não só à orientação, mas também no incentivo à presença dos alunos no evento. Também é uma grande alegria observar a participação de egressos, orientados pelas docentes Rita e Maria Rosa, revelando seu compromisso em levar os conhecimentos desenvolvidos após a graduação. O curso de Psicologia da Uniara tem uma vocação e preocupação em formar profissionais que articulem sempre suas práticas à formação teórica, técnica e ética, algo que se sustenta além das disciplinas teóricas e dos estágios, mas especialmente com a formação em pesquisa, contemplada desde a primeira série até a conclusão de um artigo científico no último ano”, finaliza Simoni.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI