202502250732

mostrar mensagem ]

COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos

A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.

A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.

Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.

Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.

Cordialmente,

Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Uniara sedia primeira edição do Workshop de Integração da Cadeia Produtiva Local

Publicado em: 24/02/2025

 O Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da Universidade de Araraquara – Uniara sediou o I Workshop de Integração da Cadeia Produtiva Local IQ Biotec. O evento foi realizado no dia 20 de fevereiro.


A docente e uma das representantes da instituição no evento, Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro, explica que “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo tem um programa chamado SP Produz, que tem como objetivo reconhecer cadeias produtivas locais e passar a assistir essas cadeias com recursos econômicos, financeiros e com suporte no desenvolvimento”.


“É uma política que tem como fundamento descentralizar o desenvolvimento do estado promovendo uma reindustrialização também. Ele abriu no ano passado um edital para reconhecer as cadeias produtivas e nós, aqui de Araraquara, principalmente movidos pelos professores da Uniara, Ricardo Augusto Bonotto Barboza, eu, Hernane da Silva Barud, André Capaldo Amaral e Bruna Galdorfini Chiari, articulamos e escrevemos um projeto de reconhecimento”, relata ela.


Geralda conta que “fomos reconhecidos com um grau de maturidade mais elevada e foi nos dado o título de que em Araraquara tem uma cadeia produtiva local de produtos e serviços da indústria biotecnológica química”. “Com esse reconhecimento, fomos aplicados em escrever um edital de fomento para ter o recurso que vai desenvolver essa cadeia, principalmente para que tenhamos novos empreendimentos biotecnológicos sendo lançados, e aí o Programa de Biotecnologia da Uniara ganha destaque porque o objetivo é converter as teses e dissertações em novas empresas”, explica.


“Este foi o primeiro evento de lançamento efetivo das atividades deste edital de fomento e dentro da reunião todos os membros da cadeia foram convidados a conhecerem em detalhes o que é o projeto, qual a sua duração e o que eles terão de acesso. Também foi um movimento de articulação para que todos tivessem condições de cooperar e deixar o corporativismo mais forte para dentro da cadeia”, ressalta.


De acordo com ela, “no geral, tivemos uma grande adesão, tanto das empresas que já estão ativas dentro da CPL quanto das instituições parceiras, e foi muito bom o balanço geral do evento”. “Tivemos representantes da Uniara, Unesp, CIESP, SENAI, SEBRAE e LUPO LAB. Conseguimos distinção de apoio e uma grande adesão. Alguns alunos também participaram sensibilizados para entender o projeto e conseguir de fato empreender também neste mundo”, avalia.


Para Geralda, “este tipo de parceria é importante por dois motivos: a princípio aproxima a sociedade da universidade e transfere tecnologia”. “Porque muito do que é desenvolvido dentro da universidade não chega a ser usado de fato, então, quando fazemos este tipo de aproximação, primeiro estamos formando empreendedores, que talvez não teriam opção de carreira ou teriam alguma dificuldade de inserção no mercado profissional e acaba encontrando no empreendedorismo uma saída; em segundo lugar, tem muita tecnologia, teses e dissertações que poderiam resolver os problemas da indústria, mas acabam ficando na prateleira. Quando a gente faz este tipo de projeto precisamos, em um primeiro momento, dar oportunidade para que os pesquisadores se tornem empreendedores ou que as tecnologias sejam implementadas no mercado e assim trazer a sociedade para a universidade. É quebrar barreira, porque muitas vezes essas instituições e empresas que já estão constituídas não sabem que podem utilizar esses serviços da universidade”, completa.


“Este projeto da CPL tem a Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação – FACTE como entidade gestora e a parceria com várias instituições de apoio. Na Incubadora temos todas as informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (16) 3333-4989 (Incubadora) ou (16) 3301-9550 (FACTE). Mais informações estão disponíveis no www.facte.com.br”, finaliza ela.


Detalhes sobre o NITE da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/nite ou pelo telefone (16) 3301-7374.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI