Publicado em: 17/02/2025
A Universidade de Araraquara – Uniara realizou, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, uma formação continuada sobre Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP para todos os docentes da instituição.
A coordenadora pedagógica do Google for Education da universidade, Mônica Pereira Pilon, afirma que “um grupo de professores pode realizar essa formação com um minicurso de dez horas, em que a gente não só falou sobre teoria, mas também já vivenciou na prática a construção de um planejamento dessa metodologia, uma metodologia ativa para as disciplinas que a gente oferece”. “Cada professor pensou nisso para a sua disciplina”, relata.
Ela conta que, “a aprendizagem baseada em projeto, de acordo com a definição de Bender ‘ A ABP pode ser definida pela utilização de projeto autênticos e realistas, baseados em uma questão, tarefa ou problema altamente motivador e envolvente, para ensinar conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas ’, citado em um livro de 2014”.
“Quero agradecer, mais uma vez, a oportunidade e aos professores que participaram dessa turma, o que favorece a articulação com a comunidade externa da universidade, uma vez que ela também favorece a organização da curricularização da extensão, então, também pode ser utilizada como estratégia nos cursos, já que possibilita diretamente a integração dos universitários com situações reais de aprendizagem”, enfatiza Monica.
Ela ressalta que, “de acordo com a literatura, em relação a ABP, as pesquisas mostram um rendimento no momento dos estudantes a partir desta estratégia e podemos explorar aí competências diversas e importantes para a atuação profissional no curso, além de ressaltar a importância do envolvimento com comunidades e situações reais de trabalho, desenvolvendo também habilidades de colaboração, flexibilidade e trabalho coletivo, que são elementos importantes para a formação desses estudantes”, completa.
“Trabalhamos este projeto de implementação de metodologias ativas, especificamente da ABP, desde 2022. E estamos ampliando para as graduações, de modo que, todos os cursos e professores que tiverem interesse em trabalhar com a metodologia, podem participar enviando um e-mail para mppilon@uniara.edu.br. Além de participar do curso, os docentes podem receber uma assessoria, um acompanhamento pedagógico, durante toda a execução do trabalho”, finaliza Monica.
Informações sobre a Uniara pode ser obtida no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI