[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 06/02/2025
O docente do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Márcio Leite de Oliveira, teve seu artigo “Gigante Pantaneiro”, que trata sobre o cervo do Pantanal, publicado no site da revista Ciência Hoje das Crianças – CHC. A publicação faz parte da renomada revista científica Ciência Hoje – CH.
Oliveira conta sua experiência de escrever para crianças e afirma que ficou satisfeito por ter seu artigo publicado na publicação. “Este artigo fala do Cervo do Pantanal, uma espécie ameaçada de extinção, e a ideia é fazer com que o conhecimento científico que produzimos dentro da universidade chegue até o público leigo que, às vezes, não consegue ler um artigo científico, que na maioria das vezes é publicado em inglês”, afirma.
“A revista Ciência Hoje das Crianças é uma publicação derivada da revista Ciência Hoje, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Ela tem como função divulgar a ciência para a criança, que é um público muito especial. A gente tem que ter uma linguagem bem diferenciada para fazer com que as crianças consigam entender esse conhecimento científico”, enfatiza o docente.
Ele explica que, “como é um público que a gente não está acostumado a dialogar, crianças de dez a doze anos, temos que fazer um exercício ainda maior de transformar o nosso texto, muitas vezes com viés acadêmico e científico e, às vezes, com referências bibliográficas e tudo mais, em um texto simples e que seja interessante para que as crianças gostem de ler”. “Esse foi um grande desafio, a primeira vez que faço um texto desse e fiquei muito feliz com o resultado e a publicação”, alegra-se.
“Acho que hoje para os nossos futuros biólogos é fundamental ter essa comunicação, não só para os biólogos, mas para todos os profissionais de todas as áreas. Temos que dialogar com diferentes audiências. Estarmos preparados para dialogar e saber conversar com o juiz de direito e com um trabalhador do campo é importante na formação universitária. Temos que saber conversar com várias pessoas diferentes, inclusive com as crianças, pois faz parte da habilidade do profissional que se formar hoje e acho que é isso que tentamos levar para os nossos alunos no curso de Ciências Biológicas”, finaliza.
Mais informações sobre o curso de Biologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br. O resumo do artigo publicado pode ser acessado por meio do link https://chc.org.br/artigo/gigante-pantaneiro/
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI