[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 31/01/2025
A coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado, e a docente Dathiê de Mello Franco, promoveram rodas de conversas sobre “saúde mental” com funcionários do Grupo Piracanjuba. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, como parte da Semana de Acolhimento “Quem cuida da mente cuida da vida” da empresa.
“Conversamos sobre um tema fundamental: saúde mental no ambiente de trabalho. Esse é um assunto que merece nossa atenção porque afeta diretamente a qualidade de vida, o desempenho profissional e as relações interpessoais. No ambiente corporativo, muitas vezes somos expostos a pressões e demandas que podem desencadear sintomas de ansiedade e até mesmo de depressão”, afirma Dathiê.
A docente explica que “o desgaste mental, ou burnout, também é uma preocupação crescente”. “Ele pode surgir quando o volume de trabalho, as expectativas ou a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional se tornam insustentáveis. Por isso, precisamos aprender a identificar os sinais de alerta, como irritabilidade, cansaço constante, sensação de incapacidade e, até mesmo, o distanciamento emocional, por isso é importante discutir esse assunto e procurar ajuda quando necessário”, lembra.
Simoni enfatiza que “a psicologia é uma ciência que estuda o ser humano em suas várias dimensões: biológicas, psicológicas, sociais e espirituais”. “A inter-relação entre estas várias dimensões é que permite a construção do indivíduo e de seu modo de ser na sociedade. Por este motivo, a saúde mental é objeto de estudo da Psicologia e, ao mesmo tempo, é um dos objetivos centrais que o profissional busca atingir com seu trabalho, seja no âmbito de atendimento a indivíduos como a grupos e comunidades”, afirma.
Ela relata que, “por este motivo, a parceria com a Piracanjuba para tratar de saúde mental com seus colaboradores é muito importante”. “Esta é uma ação de responsabilidade social do curso, que a visa disseminar os conhecimentos da psicologia às pessoas, para que estes possam auxiliá-las a se conscientizarem de como podem aplicá-los em suas vidas e cultivar mais saúde ”, ressalta a coordenadora.
“Essa atividade faz parte da nossa Semana do Acolhimento em alusão à campanha Janeiro Branco. Estamos fazendo uma semana para incentivar o pensamento dos nossos colaboradores sobre o tema da saúde mental e para as boas práticas de se ter uma mente saudável, procurando o acolhimento e ajudando saber um pouco mais sobre a nossa mente”, conta o assistente de gestão de pessoas da empresa, Talis Ferrari.
De acordo com ele, “é muito importante ter a Uniara, que é uma universidade consolidada em Araraquara com profissionais extremamente capacitados, realizando esta atividade e estamos muito felizes de recebê-los para contribuir com este aprendizado junto aos nossos colaboradores”, completa.
Janeiro Branco
“A campanha ‘Janeiro Branco’ tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Ele é lembrado no início do ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma ‘folha ou em uma tela em branco’, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida”, explica Simoni, citando um trecho da matéria publicada pelo site Instituto Nacional do Seguro Social – INSS: “Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional” - https://encurtador.com.br/PnvfC.
Detalhes sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI