Publicado em: 15/01/2025
A Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM, publicada pelo Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, está com chamada aberta para a submissão de artigos científicos. Os detalhes para a submissão dos trabalhos estão disponíveis no link www.revistarebram.com/index.php/revistauniara/about/submissions.
“A Revista Uniara, primeiro nome da ReBraM, majoritariamente publicava, no início de sua história, assuntos dos pesquisadores das diversas áreas de seus cursos de graduação, direcionando a ideia para o nascer de um espaço para a multidisciplinaridade que, naquele momento, cumpria a preocupação e importância de estudos científicos inter e multidisciplinares, no ambiente acadêmico”, iniciam uma das editoras responsáveis, Maria Lúcia Ribeiro, e a analista editorial do Núcleo, Thatiany Mariano.
Elas acrescentam que, “em sintonia com as transformações e atualizações recentes nos processos de avaliação da CAPES, informamos e esclarecemos sobre as mudanças relacionadas ao sistema de avaliação dos artigos científicos e a extinção do Qualis/CAPES”. “Reconhecemos que a dinâmica da avaliação científica está em constante evolução, e nosso compromisso é garantir que os artigos publicados estejam também alinhados com os novos parâmetros estabelecidos pela CAPES”, detalham.
“A área interdisciplinar, à qual estamos vinculados, acompanha de perto essas mudanças, buscando priorizar a qualidade da produção intelectual e a disseminação efetiva do conhecimento. Nesse sentido, apresentamos os seguintes pontos de atualização: O fim da classificação Qualis - durante o quadriênio atual, as diretrizes do Qualis ainda serão consideradas. No entanto, com a sua extinção, o foco passará a ser a classificação individual dos artigos, e não mais dos periódicos; a classificação de artigos - a nova abordagem prevê uma combinação de análises quantitativas e qualitativas, valorizando tanto os indicadores bibliométricos quanto os aspectos editoriais de qualidade; Análise Quantitativa - indicadores bibliométricos, como o Fator de Impacto (JIF) da Web of Science, CiteScore da Scopus e h5 do Google Scholar. Percentis mais elevados desses indicadores serão utilizados para a classificação dos artigos; e Análise Qualitativa - critérios relacionados à indexação em bases de dados relevantes como SciELO, Google Acadêmico e DOAJ (Directory of Open Access Journals/ Diretório de periódicos de acesso aberto; Valorização de periódicos com acesso aberto, boa prática editorial e revisão por pares, e Reconhecimento de periódicos vinculados a associações científicas nacionais”, relatam.
Elas mencionam que, “reforçamos nosso compromisso em acompanhar essas mudanças para garantir que os artigos publicados na ReBraM, em crescente demanda, continuem sendo valorizados dentro dos parâmetros atualizados de avaliação”. “Nossa prioridade é a excelência acadêmica e a contribuição para o avanço científico interdisciplinar”, finalizam.
Outras informações sobre a ReBraM podem ser obtidas no endereço www.revistarebram.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI