Publicado em: 10/01/2025
As alunas do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Mariângela Possari Benassi e Raissa Aranda Rabelo, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudo “Análise do perfil epidemiológico de pessoas com doenças vasculares cardíacas e cerebrais e cerebrovasculares de um hospital do município de Araraquara”, que teve como orientadora a docente Ana Claudia Nunciato e coorientadores os docentes Luiz Gustavo Pozzi e Daniela Aparecida Benite.
A orientadora afirma que “o trabalho teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico de pacientes internados com doenças cardiovasculares e cerebrovasculares de um hospital do município de Araraquara e para isso, as alunas coletaram informações de prontuários digitais entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024, pelo sistema MV, selecionando pacientes com diagnósticos clínicos de infarto agudo do miocárdio (IAM-I21) e acidente vascular cerebral (AVC-I64)”. “Foram analisados duzentos e cinquenta prontuários sendo cento e sessenta e três de pacientes com AVC e oitenta e sete de pacientes com IAM, com a média de idade de 64 e 62 anos, respectivamente”, conta Ana.
De acordo com ela, “as alunas realizaram o trabalho de forma zelosa, ainda como piloto, e encontrou que a maioria dos pacientes internados foram após AVC e estes eram idosos e a maioria mulheres, além disso, eram tabagistas e etilistas com aumento de pressão arterial sistólica e da glicemia”. “Já os pacientes após Infarto Agudo do Miocárdio - IAM eram idosos e a maioria homens com aumento de pressão arterial sistólica e da glicemia”, revela.
Ana disse que “o trabalho terá continuidade em 2025 sendo realizado pelos alunos Cauan Henrique Domingues e Gabriela Stéfane Ferreira para atingirmos mil prontuários”. “A importância e relevância do projeto visa a compreensão regional sobre as questões de saúde pública relacionadas às condições de saúde mais prevalentes em todo o mundo”, conta.
As alunas Raissa e Mariângela afirmam que “realizar a pesquisa para o trabalho de conclusão de curso foi uma experiência fundamental, tanto para o nosso desenvolvimento acadêmico quanto para a contribuição científica na área da saúde”. “Este estudo teve como objetivo principal traçar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no hospital, fornecendo uma visão detalhada sobre as características, fatores de risco e incidência dessas doenças na região”, relatam.
“A pesquisa envolveu uma coleta minuciosa de dados, incluindo informações demográficas, histórico médico e hábitos de vida dos pacientes”. “Esse processo permitiu uma análise aprofundada das condições de saúde e dos fatores associados às doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, que são as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo”, alertam.
Elas lembram que “além disso, a publicação desse trabalho representa uma oportunidade de compartilhar os resultados com a comunidade científica e profissionais de saúde, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento dessas doenças”.
Para finalizar as alunas contam que “o estudo também pode servir como base para futuras pesquisas, auxiliando na compreensão e enfrentamento dos desafios relacionados à saúde cardiovascular e cerebrovascular em Araraquara e outras regiões e por fim, essa experiência de pesquisa foi crucial para destacar a importância de estudos locais para o desenvolvimento de soluções eficazes e personalizadas para a comunidade” finalizam.
Mais informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI