Publicado em: 07/01/2025
As alunas do primeiro ano do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Gomes Sardinha, Camilla Couto Tinta de Oliveira, Gabrielly Garcia, Maria Beatriz Zanon e Vivian Larissa Maciel Cardoso, desenvolveram o painel “Participação ativa dos Pais: como isso afeta a alfabetização infantil”. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
Em nome do grupo, Camilla explica que “escolhemos esse tema pois, é um assunto essencial de ser tratado principalmente na educação infantil, quando as crianças estão se desenvolvendo, para mostrar para todos como a participação dos pais no ambiente escolar é importante nessa fase de formação das crianças”, relata.
"Acreditamos que essa atividade é muito relevante, pois a pesquisa é essencial para um bom profissional em qualquer área, mas na educação é ainda mais necessário para se manter sempre em dia com os assuntos”. “Toda semana a nossa professora nos orientava e nos ajudava a fazer cada etapa, e aos poucos fomos montando nosso trabalho e entendendo o que era uma pesquisa científica”. Foi de muito proveito, principalmente com a ajuda da professora Solange”, afirma a aluna.
Solange explica que “os alunos desenvolveram projetos nos quais o objetivo principal foi capacitá-los na compreensão e elaboração de trabalhos de pesquisa científica, abordando aspectos fundamentais como definição de tema, construção de objetivos, fundamentação teórica, justificativa, introdução e referências”. “Compreender esses conceitos não apenas facilita a realização de trabalhos acadêmicos, como também prepara os alunos para o mercado de trabalho e para desafios futuros que exijam pensamento crítico e resolução de problemas”, afirma.
“Como professora, sinto-me extremamente orgulhosa e feliz com o empenho e o progresso demonstrados pelos alunos ao longo da disciplina. Os resultados alcançados refletem não apenas o esforço individual de cada um, mas também o compromisso coletivo em explorar o universo da pesquisa científica com seriedade e criatividade. Além disso, a disciplina visa a estimular a inovação e a produção científica de qualidade”, ressalta ela.
A coordenadora da graduação, Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta, afirma que “gostaríamos de expressar nossa admiração e reconhecimento pelo trabalho excepcional da professora Solange, que tem se destacado no desenvolvimento de projetos inovadores com os alunos do primeiro ano de Pedagogia”. “Seu compromisso com a formação integral dos futuros educadores é evidente nos temas relevantes que ela propõe, como alfabetização, participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos, adaptação, educação da pessoa com deficiência, educação inclusiva e educação prisional”, completa.
Júlia enfatiza que “ao abordar essas questões tão significativas, a professora Solange não apenas promove a reflexão acadêmica, mas também incentiva a prática e o engajamento ativo dos alunos”. “Sua metodologia, que conecta teoria e ação, valoriza o aprendizado por meio da experiência e prepara os futuros professores para enfrentar os desafios reais da educação. Os projetos liderados por ela reforçam a importância da participação de todos os atores no processo educacional, desde a família até as comunidades mais vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade. Esses trabalhos são exemplos concretos de como a educação pode transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é um exemplo brilhante de como a educação é, acima de tudo, uma ferramenta de transformação social”, finaliza Júlia.
Informações sobre o curso de Pedagogia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI