Publicado em: 06/01/2025
As alunas do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Piza, Cristiane Aparecida Lobo, Mariane Rodrigues Bueno de Oliveira, Marli Rodrigues de Souza, Nayara Darcoletto Canicoba e Raquel Leme Barone Mathias, desenvolveram o painel “Pós-Pandemia: Mundo Virtual X CLT”. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
Em nome do grupo, Cristiane explica que “o processo do trabalho foi realizado em grupo com a ajuda de cada participante, tendo em vista, a comunicação, responsabilidade e trabalho em equipe e a ideia do tema surgiu pela nossa integrante Ana Carolina, que já trabalhou no mundo corporativo e sentiu a carência e curiosidade de novas informações sobre a temática, o que foi discutido e todas nos interessamos por aprofundar neste tema”, afirma.
“Aprender a pesquisar e buscar fontes paralelas sobre pesquisas não só ajuda nos trabalhos científicos, mas também na construção de novos meios de informação como futuros profissionais da psicologia e da área da saúde”. “Entender que existe a necessidade de pesquisa e leitura para se manter atualizado não é só para uma carreira acadêmica, mas também para a vida e aprender os métodos de pesquisa e a construção de um trabalho científico só contribui para a nossa formação”, relata a aluna.
Cristiane enfatiza que esse trabalho “foi uma experiência excelente e de muita valorização pessoal para cada integrante”. “Entender como funciona e as etapas para a construção de um trabalho de qualidade é de grande valia aos integrantes, mesmo porque, temos entre nós aqueles que estão interessados na carreia acadêmica e entender os princípios faz uma grande diferença”.
Solange explica que “os alunos desenvolveram projetos nos quais o objetivo principal foi capacitá-los na compreensão e elaboração de trabalhos de pesquisa científica, abordando aspectos fundamentais como definição de tema, construção de objetivos, fundamentação teórica, justificativa, introdução e referências”. “Compreender esses conceitos não apenas facilita a realização de trabalhos acadêmicos, como também prepara os alunos para o mercado de trabalho e para desafios futuros que exijam pensamento crítico e resolução de problemas”, afirma.
“Como professora, sinto-me extremamente orgulhosa e feliz com o empenho e o progresso demonstrados pelos alunos ao longo da disciplina. Os resultados alcançados refletem não apenas o esforço individual de cada um, mas também o compromisso coletivo em explorar o universo da pesquisa científica com seriedade e criatividade. Além disso, a disciplina visa a estimular a inovação e a produção científica de qualidade”, ressalta ela.
A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, afirma que “a atividade é muito importante para nossos alunos, pois reflete o resultado de um primeiro contato com o fazer científico, tão importante para graduandos dos diversos cursos envolvidos”. “O comprometimento dos alunos com a proposta de atividade e a confecção dos painéis permitiu aos mesmos uma experiência fundamental para quem faz Ciência, que é a de divulgar os resultados e permitir à comunidade o contato com o conhecimento produzido academicamente. O envolvimento e dedicação da professora Solange foi de extrema relevância para que as atividades se concretizassem. Parabéns a todos os envolvidos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI