[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Excepcionalmente nesta quinta-feira, dia 19/12, as tesourarias da Uniara fecharão às 18h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 18/12/2024
O egresso do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Renan Sequini Favaro, teve dois capítulos publicados no livro “Mecanismos da Performance”, organizado por Mário Pozzi. Nos capítulos, Favaro aborda “sobre fadiga e as modalidades de recovery, que é um conjunto de técnicas de fisioterapia que visa restaurar o corpo após o exercício físico”.
Ele conta que “o livro foi idealizado por Mário Pozzi, que trabalha com alto rendimento, e pelo Tiago Aquino Paçoca, que tem o foco na área escolar em educação física por meio de brincadeiras e jogos”. “A obra conta com 46 capítulos e diversos coautores, onde há uma abordagem multidisciplinar que envolve médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e profissional de educação física. Foi uma oportunidade única de fazer parte de um grupo tão qualificado e com o mesmo objetivo, de espalhar conhecimento baseado em ciência e prática dentro do esporte e fora dele, a performance vai desde levantar-se pela manhã até um treinamento intenso no alto rendimento”, relata.
Sobre os capítulos, o egresso afirma que “no primeiro eu falo sobre a fadiga e seus efeitos na performance, com uma abordagem simples, porém detalhada, por meio de conceitos básicos sobre o tema, e trago também o que é a exaustão, onde os leitores poderão entender que não é apenas cansar e sim um fenômeno onde há um decréscimo no desempenho físico, podendo levar isso no esporte e também em nossas tarefas no dia-a-dia, pois afinal performance é para todos”, explica.
Já no outro capítulo, Favaro explica que “abordei sobre as modalidades de recovery, por meio de uma visão mais fisiológica envolvendo a fisiologia do exercício, falando sobre dor, sono, reparo, processo inflamatório e adaptação durante o recovery, além de modalidades, ou seja, estratégias que tendem a ajudar, a aprimorar a nossa recuperação no pós treino ou mesmo pós competição, que são citadas, além de explicadas: massagem, ferramentas de automassagem, alongamento, imersão de água fria e/ou quente, alongamento, vestimentas compressivas, eletroestimulação e câmaras hiperbáricas”, comenta.
O coordenador da graduação, Carlos Roberto Grazziano, conta que “Renan sempre demonstrou dedicação e empenho exemplar ao longo de sua formação acadêmica”. “Como estudante, destacou-se por sua proatividade, participação ativa em aulas práticas e espírito de companheirismo, contribuindo positivamente para o ambiente de aprendizado coletivo. Com um perfil altamente estudioso e motivado, ele mostrou-se comprometido com a aquisição contínua de novos conhecimentos, buscando constantemente se atualizar e ampliar suas competências. Esse esforço reflete seu objetivo de atuar clinicamente com segurança e excelência, sempre fundamentado em evidências científicas. Além disso, Renan manteve uma postura ética e profissional irrepreensível, tornando-se um exemplo de conduta responsável e dedicação à prática clínica”, finaliza.
Informações sobre o curso de fisioterapia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI