Publicado em: 07/11/2024
A 5ª edição do projeto “Ciência na Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, foi um sucesso. O evento, realizado no dia 5 de novembro, contou com 58 projetos desenvolvidos por alunos de escolas de ensinos fundamental e médio de Araraquara e região.
Os projetos apresentados pertenciam as cinco áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes; e Inovação e Empreendedorismo.
Segundo a docente do PPGB e uma das organizadoras do evento, Eliane Trovatti, “vimos uma evolução do interesse dos alunos e das escolas em participar deste projeto”. “Este ano nós tivemos uma procura muito grande de escolas e projetos. Tivemos 58 projetos apresentados, contendo, em cada um, cinco alunos e um professor. São muitas pessoas envolvidas na divulgação e na aquisição do conhecimento para levar à população e aos visitantes”, conta.
Ela afirma que “outra coisa interessante, é que teve várias escolas que foram visitar a feira”. “Isso é muito importante, porque cada aluno desse leva um pedaço do conhecimento para si. A proposta do ‘Ciência na Escola’ é a divulgação do conhecimento e o estímulo, fazendo com que esses alunos gostem de aprender e não queiram deixar de estudar, que eles queiram se desenvolver, não necessariamente no projeto que apresentaram, mas no que eles gostem e levem isso para a vida”, explica.
“As escolas desenvolvem os projetos e apresentam na Feira. Nossa ideia é de expandir esse projeto, na verdade, expandir o tempo desse projeto. O expectativa é conseguirmos iniciar nossa parceria com as escolas no início do ano, levando os alunos das nossas graduações e pós-graduações, e trazer a escola para a Uniara para conhecer os laboratórios e uma parte do projeto, assim o projeto estaria sendo desenvolvido em conjunto”, relata Eliane.
De acordo com ela, “a nossa proposta não é simplesmente trazer o projeto da escola para apresentar na feira, mas ter algo a mais, um envolvimento maior da universidade com a escola”. “Essa edição foi um sucesso total e tivemos muitos projetos maravilhosos em diversas áreas”, alegra-se.
Para o coordenador do PPGB e um dos organizadores da Feira, André Capaldo Amaral, “é gratificante demais”. “Essa é a quinta edição e a cada ano ela está maior, tendo envolvimento de mais escolas e mais alunos. É um processo que já está criando uma história, que está se propagando, onde as crianças estão se envolvendo e as escolas também”, ressalta.
Amaral afirma que “os projetos foram muito bons, quem puder visitar a feira na próxima edição é uma oportunidade bem interessante”. “É surpreendente ver como as escolas estão desenvolvendo a ciência precocemente. Crianças do fundamental apresentando projetos é sensacional. O nosso papel, como universidade, é esse: mudar a sociedade. Não é só formar recursos humanos, lógico que que isso é muito bom, mas, ao mesmo tempo, a Uniara, que tem isso em sua essência, entende o seu papel na sociedade. Podermos trazer os vários cursos de graduação e de pós-graduação para organizar o evento também é extremamente satisfatório”, enfatiza.
A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Professor Henrique Scabello, Mirian Ornellas, conta que “este foi o meu segundo ano participando”. “Este ano, pensando na agenda 2030, a turma escolheu o trabalho sobre energia limpa, como transformar vento em eletricidade. Os alunos fizeram toda a parte teórica, levantamento dos dados, a construção da maquete e toda parte eletrônica. Tudo construído por eles, só fui uma professora catalizadora e mediei o trabalho”, orgulha-se.
Com relação a participação na feira, ela relata que “é importantíssimo mostrarmos aos nossos alunos o que está além, como se produz conhecimento e aonde ele pode nos levar”. “Participar de uma feira de ciências onde eles têm que ter toda uma metodologia desse espaço é importante. Você está formando pequenos cientistas, pesquisadores e nós estamos colocando-os no mundo da ciência. Para mim é positiva essa ação da Uniara e que ela permaneça com mais edições. Eu participei da edição anterior e a escola onde leciono participa desde o início do projeto e incentivamos eles sempre a participar. Esperamos que a Uniara continue abrindo esse espaço para que a gente continue divulgando a ciência para a comunidade de maneira geral, pois somos frutos das escolas públicas e dos produtos que elas produzem”, afirma Mirian.
Ciência na Escola
O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka, Wilton Rogério Lustri, Rodrigo Alvarenga Rezende e Eduardo Donato.
A Uniara conta com o apoio do CNPq, Diretoria de Ensino do Município de Araraquara, Secretaria Estadual da Educação - Regional Araraquara e Prefeitura Municipal. Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2024.
Projetos premiados nesta edição
EMEF. Professor José Roberto de Pádua Camargo (Horta da sabedoria);
EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá (O lábaro que ostentas estrelado: Astronomia na bandeira nacional);
EE Oacyr Antonio Ellero (A robótica e suas formas);
EE Professora Luiza de Abreu (Biofertil : Empreendedorismo e Sustentabilidade);
EE Conselheiro Gavião Peixoto (Coração em Ação);
EMEF CAIC Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro (As linguagens de Da Vinci);
EE Professora Léa de Freitas Monteiro (NeutrAqua);
EE professor Joaquim Pinto Machado Júnior (Diálogos Simétricos: educação, culturas e territorialidades);
EE Professor Antonio dos Santos (Universo da Creatividade) e
EE Professora Letícia de Godoy Bueno de Carvalho Lopes (SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Administração).
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI