[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 23/08/2024
As alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Graziela Mendes Nascimento, Júlia Stéfani da Silva, Ingrid Pereira Gonzalez, Laura Beatriz Mota, Rafaela Helena de Souza Freitas e Yasmin Gonçalves Pereira Silva, realizaram o planejamento de uma horta comunitária para ajudar na educação e cuidado das crianças do “Projeto de Mãos Dadas” de Taquaritinga. Atividade é um projeto de extensão desenvolvido nas disciplinas de Comunicação e Expressão, e Empreendedorismo, ministradas pelas docentes Sand Mayara Giacomelli de Melo e Nádia Pizzolitto, respectivamente.
Graziela, em nome do grupo, conta que “esse trabalho especificamente foi da disciplina de Comunicação e expressão, mas começou na disciplina de Empreendedorismo com planejamento de uma horta para ajudar na educação e cuidado das crianças no ‘Projeto de Mãos Dadas’, de Taquaritinga”.
“A ideia surgiu a partir de uma proposta feita pela nossa orientadora, professora Nádia, e a horta foi mais direcionada para as crianças do projeto, para que elas aprendessem mais sobre o plantio e como desenvolver uma horta em suas próprias casas. Com isso, criamos publicações sobre pequenas informações de horta para despertar o interesse em mais pessoas. Com esse trabalho, aprendemos sobre o cuidado com a sociedade, a ver como é bom fazer coisas diferentes e em como direcionar nossas publicações para o público certo”, relata.
Nádia explica que “a proposta da disciplina de Empreendedorismo é que os estudantes aprendam a elaborar projetos de uma forma real, onde, por meio de situações práticas e teóricas, consigam aplicar isso e realmente vivenciarem e experimentarem realidades em que coloquem a mão na massa e façam acontecer”. “A base é a questão do empreendedorismo, no projeto direcionamos para o empreendedorismo social, onde eles optam por uma instituição, analisam a situação e escolhem como pode ser interessante aplicar a questão empreendedora”, relata.
Ela destaca que “foi aplicada a metodologia ABP, formato que permite que o aluno seja o protagonista do aprendizado, isto é, aprende além da leitura e da sala de aula, colocando a ‘mão na massa’ para aprender e desenvolver a ideia de trabalhar em equipe”.
Segundo Sand, “o projeto de extensão ajuda a proporcionar importantes experiências de aprendizagem no ensino superior, aproximando a sala de aula do contexto da vida comunitária e social, transformando as aulas teóricas em conteúdos práticos”. “Sendo assim, a aprendizagem passa a ser o resultado de trocas diárias e de experiências de construção coletiva, com o objetivo de formar profissionais cada vez mais conscientes do seu impacto social”, completa.
A coordenadora do curso, Beatriz Aied, explica que “além de atender a sociedade e a comunidade em geral, esses trabalhos de extensão vêm para mostrar ao aluno a importância do trabalho deles e como esse trabalho vai refletir na vida das pessoas e como pode melhorar e trazer benefícios para a vida delas”. “São levantadas várias demandas no curso: ‘O que estamos precisando?’, ‘O que podemos trabalhar para justamente trazer estes benefícios?’ e ‘O que a sociedade está precisando, em termos não só de arquitetura, mas também de outras disciplinas que a gente trata no curso’”, finaliza.
Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI