[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 13/08/2024
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Felipe Boni, José Eduardo Caloro, Maicon Klaus, Rafael Lima, Vinícius Igor, Felipe Salvatti e José Eduardo Meira Rachid, realizaram, como trabalho de extensão na disciplina de Administração e Empreendedorismo, ministrada pela docente Nádia Pizzolitto, com o objetivo de ajudar o Templo de Umbanda Franciscano, em Araraquara, na escolha de um novo espaço e sua reforma, além de promover uma rifa para ajudar a organização religiosa.
Rachid, em nome do grupo, conta como foi a escolha do tema e da instituição. “Enquanto discutíamos em sala, já que a ideia era auxiliar uma instituição, percebemos que estes locais já haviam sido abraçados por grande parte dos grupos na classe. Então notamos que parte considerável da turma, inclusive do próprio grupo que realizou o projeto, se identificava como frequentador de diversas ideologias religiosas, sejam elas o Catolicismo, o Umbandismo, e assim por diante. Diante disso, resolvemos tomar um posicionamento diferente dos demais, e buscar, além do auxílio ao mais necessitados - uma vez que grande parte das instituições religiosas provém alguma forma de ajuda para tais grupos -, o combate a intolerância religiosa, mostrando que, independentemente de suas crenças, a empatia pelo próximo é um dom humano que não enxerga ideologias como um impedimento para que você se coloque na posição de alguém que esteja em situação de necessidade, e se sinta comovido a ajudar, assim, escolhemos o Templo de Umbanda Franciscano”, relatou.
“Juntamos o grupo e decidimos prover o que estava ao nosso alcance. Fechamos negócio com um local que era superior ao antigo ocupado pelo Templo, tanto em espaço quanto em localização. Ajudamos na mudança e reformamos o local, pintamos com auxílio de doações nas pinturas e dos integrantes do Templo Franciscano. Arrecadamos também, sem contar os custos envolvendo mão de obra, tintas - as quais conseguimos doações - e transporte - que também foi doado -, cerca de R$1.000 em rifas, tendo 100 números vendidos em apenas 3 dias” conta Rachid, satisfeito com o resultado do trabalho desenvolvido.
Avaliando o resultado como grupo, ele fala que, “como grupo, acreditamos que esse projeto tenha sido fundamental para o entendimento do papel do arquiteto na sociedade, uma vez que diferentes grupos e indivíduos possuem necessidades e interesses distintos”. “Isso se mostrou tanto na escolha do novo local quanto na discussão sobre tintas e outros aspectos da reforma que foi realizada. E o retorno que recebemos é constante, uma vez que o Templo de Umbanda Franciscano possui compromisso com ajudar os mais humildes por meio de doações, uma das propostas do trabalho da professora Nádia”, finalizou.
Nádia explica que “a proposta da disciplina de Empreendedorismo é que os estudantes aprendam a elaborar projetos de uma forma real, onde, por meio de situações práticas e teóricas, consigam aplicar isso e realmente vivenciarem e experimentarem realidades em que coloquem a mão na massa e façam acontecer”. “A base é a questão do empreendedorismo, no projeto direcionamos para o empreendedorismo social, onde eles optam por uma instituição, analisam a situação e escolhem como pode ser interessante aplicar a questão empreendedora”, relata.
Ela destaca que “foi aplicada a metodologia ABP, formato que permite que o aluno seja o protagonista do aprendizado, isto é, aprende além da leitura e da sala de aula, colocando a ‘mão na massa’ para aprender e desenvolver a ideia de trabalhar em equipe”.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Aied, explica que “além de atender a sociedade e a comunidade em geral, esses trabalhos de extensão vêm para mostrar ao aluno a importância do trabalho deles e como esse trabalho vai refletir na vida das pessoas e como pode melhorar e trazer benefícios para a vida delas”. “São levantadas várias demandas no curso: ‘O que estamos precisando?’, ‘O que podemos trabalhar para justamente trazer estes benefícios?’ e ‘O que a sociedade está precisando, em termos não só de arquitetura, mas também de outras disciplinas que a gente trata no curso’”, finaliza.
Quem quiser conhecer mais sobre o Templo pode acessar o instagram https://encurtador.com.br/2XSkR.
Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI