Publicado em: 30/07/2024
As alunas do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Giovanna Mantelli Rossetto, Letícia Genoud Nodal, Maria Fernanda Colino Gomes, Mariana Bolfe Giachini e Julia Alves Rodrigues, criaram uma empresa de recreação infantil “Criança Alegre” durante a disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Projetos, ministrada pela professora Nádia Pizzolitto. realizaram atividades com as crianças atendidas pela instituição Casa Betânia.
Giovanna, representando o grupo, conta que “a ideia do trabalho surgiu com uma vontade de proporcionar momentos divertidos e educativos para um nicho de crianças que se encontra em situação de vulnerabilidade”. “O projeto foi aplicado em duas visitas que fizemos à Casa Betânia”, informa.
A aluna explica que “o público-alvo foram crianças e adolescentes que frequentam a Casa, as quais são encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar”. “Houve uma entrega de doações de roupas, alimentos, brinquedos, além de detergentes e papel higiênico, que foram os itens que a coordenadora da Casa afirmou serem os mais necessários e faltantes. Na nossa última visita, ensinamos as crianças a fazerem as próprias petecas com jornal e papel crepom, e elas puderam ficar cada um com o brinquedo que produziu”, relata.
Ela avalia que “esse tipo de trabalho é importante, pois desenvolve um senso de empatia em quem pratica”. “Nós saímos extremamente entusiasmadas e satisfeitas com as atividades aplicadas, pois pudemos ter trocas muito sinceras e divertidas com essas crianças que vivem uma realidade tão diferente das nossas. Mais importante ainda, é promover um momento descontraído e divertido, mas também educativo para essas crianças que são muito desprovidas desse tipo de atividades e relacionamentos”, comenta.
Na parte de formação como profissionais, Giovanna completa que “essa atividade é importante para a nossa formação profissional, por nos fazer pensar para além do nosso contexto social e nos fazer entender demandas e carências que são muito comuns na nossa sociedade”. “Tanto a professora quanto a instituição escolhida, nos deram retornos muito positivos, dizendo que gostaram muito da iniciativa e do modo como o projeto foi elaborado e executado”, orgulha-se.
Nádia afirma que “essa é uma disciplina de projeto de extensão, então os alunos deveriam desenvolver um produto ou uma prestação de serviço onde pudessem aplicar a questão tecnológica ou algum diferencial competitivo, visando a ir para esse meio”. “Eles poderiam associar com a disciplina de empreendedorismo ou não com o projeto, mas a ideia é que fosse algo diferente do que já temos no mercado, onde pudessem aplicar a criatividade, lembrando que tem que sair um produto real ou prestação de serviço real”, completa.
A docente menciona que a proposta da disciplina de Empreendedorismo “é que os estudantes aprendam a elaborar projetos de uma forma real, onde, por meio de situações práticas e teóricas, consigam aplicar isso e realmente vivenciarem e experimentarem realidades em que coloquem a mão na massa e façam acontecer”. “A base da questão do empreendedorismo – e nós direcionamos para o empreendedorismo social – é que eles optam por uma instituição, analisam a situação e escolhem como pode ser interessante aplicar a questão empreendedora”, esclarece.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “os projetos de extensão têm enriquecido a formação teórico-técnica dos alunos, pois permitem que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas”. “Muitos projetos têm desenvolvido produtos importantes para escolas, como por exemplo manuais e apostilas que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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