Publicado em: 29/07/2024
A egressa do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – PPG-PEGI - Mestrado em Educação - da Universidade de Araraquara – Uniara, Jacqueline Santana Gonçalves, apresentou sua dissertação, intitulada “Mediação de Conflitos na Escola: Documentos legais e o papel do diretor”, no VI Congresso de Ciências, Tecnologia e Culturas, realizado entre os dias 24 e 27 de julho, em Santiago, no Chile.
Ela destaca “reconhecer a importância de mediar e tratar conflitos de forma construtiva, colaborando para que as relações interpessoais dentro da escola ocorram de forma saudável e contribuindo para o clima escolar favorável, a aprendizagem dos alunos e formação continuada da equipe escolar”.
“Considerei importante pensar, pesquisar e debater sobre qualidade de vida na escola, em relação aos professores e aos alunos. Que tipo de vida estamos vivendo dentro dos espaços escolares, e como isso se reflete na aprendizagem e na vida das pessoas, em relação a saúde de forma integral e ao trabalho. Ressalto também, que foi muito interessante perceber que os desafios em relação a formação de professores ocorrem em todos os países participantes, uma fala da abertura foi a de pensarmos juntos nas soluções, por isso, a realização de um congresso internacional”, afirma Jacqueline.
A egressa ressalta ainda que “as transformações na sociedade estão acontecendo de forma rápida”. “O uso das tecnologias muda as formas de se comunicar, de se relacionar e, consequentemente, de aprender, e a escola precisa estar preparada para acompanhar esse processo”, conta.
Segundo Jacqueline, “participaram do evento pesquisadores de outros países como México, Colômbia e Chile, além do Brasil, apresentando temas sobre formação de professores: qualidade de vida dos docentes, o processo de alfabetização durante a pandemia, formação para atuar com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, uso das tecnologias para favorecer a aprendizagem dos alunos e o papel da escola na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes”.
Sobre a dissertação apresentada, ela relata que “escutei dos demais participantes que a minha pesquisa é bem interessante, que nunca haviam pensado que um diretor de escola precisava mediar conflitos e aprimorar sua técnica em relação a esse tema”. “Havia um grupo de pesquisadores brasileiros, professores do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Catarina, e uma delas me disse que alguns conflitos relatados durante minha apresentação também ocorrem por lá”, orgulha-se da avaliação positiva.
“Ter coragem de participar de todo o processo de aprovação do trabalho para ser apresentado em outro país, outro idioma, outras culturas, foi uma experiência bastante enriquecedora. O Mestrado na Uniara me deu essa oportunidade, agradeço ao meu orientador, professor Edmundo Alves de Oliveira, que confiou em minha inquietação, e aos demais professores por me incentivarem a investigar o tema que provocava angústia em minha prática. Isso fez toda a diferença”, agradece.
A coordenadora do Mestrado em Educação da Uniara, Dirce Charara Monteiro, diz que “como coordenadora do mestrado, considero importante divulgar nossas pesquisas em eventos internacionais”. “Parabenizo a egressa Jacqueline pela participação”, finaliza.
Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail mestradoeducacao@uniara.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7341.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI