Publicado em: 26/07/2024
A colaboradora da Universidade de Araraquara – Uniara, Ivani Ferraz Urbano, foi uma das homenageadas na noite desta quinta-feira, dia 25 de julho, com o prêmio “Dra. Rita de Cássia Corrêa Ferreira”, que, anualmente, homenageia dez mulheres negras que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social, tendo como objetivo a valorização da mulher afrodescendente no contexto da cidadania. A escolha das homenageadas vem após indicação e avaliação do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo – COMCEDIR.
Ivani é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Recursos Humanos pela Uniara e, há 24 anos atua como secretária do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG- DTMA da universidade.
“Foi uma emoção muito grande quando recebi a notícia de que seria uma das homenageadas. Convivi com a Rita de Cássia em momentos memoráveis. Seu legado é fortalecido ainda hoje pelo caminho que ela, com doçura e valentia, desbravou, e ter minha história de vida, tão comum, ligada a esse ícone da história de Araraquara, muito me honrou”, disse ela agradecida.
“Lembro que, quando questionei sobre o porquê de minha indicação, a Alessandra Laurindo, coordenadora Executiva de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, riu do meu espanto. Alessandra, que é sempre muito objetiva em suas colocações, disse: ‘Você foi indicada por ser quem é’. A partir dessa afirmação, vivenciei cada momento que separou o recebimento da notícia até a noite de ontem com imensa alegria e leveza. O dia de ontem foi mágico, marcado pelo bem-querer de todos que me cercam, ou seja, família, amigos, colegas e docentes da Uniara”, relata.
Ela conta que, “no breve discurso de agradecimento que fiz, escolhi um texto de Clarice Lispector em que me reconheci: ‘O caminho que eu escolhi é o do amor’. O texto diz: ‘Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir, de te desejar o bem. É só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver’”, finaliza Ivani.
A nona edição do prêmio “Dra. Rita de Cássia Correia Ferreira” foi realizada na Casa São Paulo - Afro Brasil - Oswaldo da Silva Bogé, e além de Ivani, as outras homenageadas foram: Andréia Luciana Laurindo, Célia Pires, Elaine Aparecida de Paula Quintiliano, Eloise Regina Carvalho, Lúcia Helena, Cíntia Almeida da Silva Santos, Marie Souza, Silvia Helena Rocha e Sônia Regina do Amaral Gabriel.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI