Publicado em: 19/07/2024
Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriela Pinheiro de Araújo, Gabrielli Caroline dos Santos, Giovanna Carla Bigotte, Marcos Wesley de Oliveira Sousa, Maria Bianca Salvino Teciano, Maria Eduarda Gonçalves, Murilo Tobias Garbuio e Victoria Souza Tenca do Nascimento, produziram um livro interativo para facilitar a abordagem e explicar a importância da coleta seletiva as crianças de cinco e seis anos no Centro de Educação e Recreação - CER Professora Eunice Bonilha de Toledo Piza, em Araraquara.
O projeto elaborado nas disciplinas de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, e Meio Ambiente, ministradas pelas docentes Solange Luiz e Viviane Xavier Ferreira, respectivamente, teve uma parte desenvolvida no FabLab, localizado no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da universidade.
Gabriela, em nome do grupo, conta que “o projeto foi destinado a creches para crianças de cinco a seis anos que ainda não foram alfabetizadas”. “Pensamos em um livrinho mais lúdico e interativo, que as crianças pudessem mexer e entender de forma mais prática como funciona a coleta seletiva”, explica.
A atividade com as crianças aconteceu no mês de maio e “o retorno foi muito positivo, tanto por parte da diretoria e dos professores, quanto por parte dos alunos”. “Elas adoraram a ideia de aprender brincando, despertando muito interesse em saber como funciona a parte da coleta seletiva, brincando e ligando as peças aos lixos adequados”, relata ela.
Os livros foram feitos com imãs onde os lixos e os objetos podem ser conectados por meio da resposta correta. “Por exemplo, um determinado lixo colocado no local errado o imã não cola, só irá colar quando colocado no lugar certo. Foi bem bacana”, conta Gabriela.
De acordo com ela, “para a nossa profissão é muito importante, pois ter esse contato com o público infantil, saber fazer do jeito que eles gostam, logo no primeiro ano da graduação, edifica muito na nossa profissão, para futuramente atendermos crianças em uma clínica ou mesmo em uma escola, sendo psicóloga escolar. Foi gratificante para nós”, comenta.
“Tivemos o apoio do FabLab, do NITE da Uniara, onde levamos o esboço do projeto para ser desenvolvido do jeito que nós queríamos. Foi feito o livro digital e depois enviado para o a impressora 3D. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes e o livro, tanto digital quanto o impresso, ficaram iguais, assim como havíamos planejado”, completa Gabriela.
A professora Solange Luiz, explica que a proposta destes trabalhos, “consiste em um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil do interior do estado, para despertar o futuro sustentável”.
Além disso, ela diz que “os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental”, detalha a docente.
Dessa forma, segundo ela, os projetos “contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”.
Viviane conta que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, finaliza a docente.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI