[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 18/07/2024
As alunas de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Maria Clara Castro Barros, Sara Maria De Santi e Yasmin Cristina Loreto Dos Santos, desenvolveram a cartilha “De onde veio esse papel?” e entregaram na Escola Estadual – E.E. Antônio Joaquim de Carvalho, em Araraquara, para ser trabalhada com crianças do ensino fundamental. O projeto, que aborda o uso consciente do papel, foi desenvolvido na disciplina de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, ministrada pela professora Solange Luiz.
Representando o grupo, Sara fala da experiência com este trabalho de extensão e sua importância na formação grupo como profissionais. “Optamos pelo consumo consciente do papel, pois acreditamos que seria um tema fácil de abordar de forma lúdica e instigar a curiosidade e a conscientização nas crianças. O patinho, como personagem principal, foi pensado para que fosse mais fácil criar uma ligação com as crianças, fazendo com que a própria criança tome a iniciativa de curiosidade, como por exemplo: ‘mas de onde veio isso?’, ‘como foi feito?’, ‘o que posso fazer com isso?’etc”, explica.
Ela conta que a ideia de “reciclagem do papel, com o uso do machê, é inovadora e criativa”. “Para a apresentação na escola, confeccionamos cerca de 48 patinhos de papel machê, feitos e pintados à mão com tinta guache, para que qualquer criança pudesse reproduzir. Entregamos juntamente com uma cópia da cartilha para ficar disponível na biblioteca da escola”, conta.
A aluna avalia o desenvolvimento do projeto de forma positiva, tanto para o grupo quanto para os alunos que receberam o material. “Todo o processo foi extremamente positivo e de alto aprendizado, principalmente em relação à cooperação entre os membros do grupo. Como somos um grupo de apenas três integrantes, tínhamos consciência dos esforços necessários para realizarmos um bom projeto. E fico feliz em falar que alcançamos esse objetivo e estamos dispostas a continuar colocando esse esforço e esse espírito em demais projetos que agreguem em nosso futuro portifólio, não só como designers, mas como artistas que inspiram as crianças e futuros estudantes”, comenta Sara.
Solange menciona que a “proposta consiste em um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil do interior do estado, para despertar o futuro sustentável”. “Os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental”, detalha a docente. Dessa forma, segundo ela, os projetos “contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”, completa.
A professora da disciplina de Meio Ambiente, Viviane Xavier Ferreira, conta que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, finaliza a docente.
Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI