Publicado em: 12/07/2024
No dia 29 de junho, no Núcleo de Inovação e Tecnologia Empreendedora (NITE) da Universidade de Araraquara - Uniara, foi realizada a etapa VALIDA do programa Spark, promovido pelo SEBRAE e pela ABStartups.
De acordo com o chefe do Departamento da Administração e Tecnologia – CAT e coordenador do curso de Administração, Eduardo Róis Morales Alves, e com o coordenador do NITE, Gerson Braz, “o evento contou com cinco sedes presenciais no estado de São Paulo, sendo o nosso Núcleo uma delas, reunindo aproximadamente sessenta participantes, incluindo quatro equipes do curso de Administração da Uniara”.
Eles afirmam que também “participaram equipes da USP de São Carlos e de Piracicaba, da Unesp de Araraquara e de São José do Rio Preto, além de outras universidades e institutos tecnológicos”. “No total, o evento congregou mais de cem instituições de ensino de todo o Brasil, com mais de 2.450 inscritos provenientes de mais de dez estados. Para a etapa 2 - Spark Valida -, houve cerca de seiscentos projetos inscritos, dos quais 340 disputaram trinta vagas. A Uniara iniciou sua participação com catorze equipes formadas por alunos do terceiro semestre de Administração, conseguindo classificar seis projetos para a segunda etapa”, completam.
“A etapa Valida do programa Spark é conhecida por seu rigor e competitividade. A participação da Uniara mereceu destaque, reafirmando o compromisso e a excelência do curso de Administração, que possui mais de 50 anos de história e pioneirismo”, revelam Alves e Braz.
Entre os projetos classificados, destacou-se a equipe composta pelas alunas do terceiro semestre de Administração: Gabrielle Mazotti Pessuti, Jenifer das Neves da Rocha, Natalia Venturini Bilmaia, Sophia Alvez Dal Rovere e Verônica Ataíde Carmelo.
Os docentes explicam que o projeto apresentado pela equipe propôs “o desenvolvimento de um tablet acessível para crianças e adolescentes no espectro autista, visando a melhorar o processamento de informações, interação social e aprendizagem”. “O dispositivo incluirá um aplicativo para registro de atividades e aprendizados, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social, tendo como público-alvo crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA em fase de desenvolvimento”, contam.
Como destaque importante desta edição, eles mencionam a representatividade feminina, “que, embora tenha sido de apenas 30% das inscrições, mostrou-se vital para a diversidade e inovação”. “As mulheres inscritas assumem agora um papel crucial na etapa final, evidenciando a importância de uma participação inclusiva e diversa em programas de inovação”, enfatizam eles.
Braz afirma que a próxima etapa será um Bootcamp, que será realizado em São Paulo entre os dias 5 e 9 de agosto. “O Bootcamp, uma espécie de treinamento intensivo e imersivo, promete ser uma experiência profunda em inovação e empreendedorismo, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolver ainda mais suas ideias e projetos”, revela.
“Nossa equipe segue firme e motivada, carregando consigo a bandeira da inovação e do empreendedorismo, representando a universidade com excelência e determinação em todos os desafios futuros”, finalizam os docentes.
Informações sobre o NITE da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nite ou pelo telefone (16) 3301-7374. Detalhes sobre o Spark Valida estão disponíveis no link https://abrir.link/KcmdL.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI